PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Gil Paes, Torres Novas


Exposição de motivos
A saúde mental é um problema da nossa sociedade que abrange todas as faixas etárias, mas sobretudo os jovens. As nossas medidas visam procurar mitigar as doenças mentais e os seus sintomas a fim de permitir o bem-estar da população.
Consideramos que as escolas deveriam investir mais em palestras e informação sobre doença mental para os alunos, e propiciar a todo o corpo docente e não docente o acesso a ações de formação creditada sobre o tema, capacitando-os para lidar melhor com crises psicológicas e reconhecer sinais destas patologias nos jovens.
Também a contratação de mais psicólogos clínicos para as escolas, viria permitir que um maior número de alunos tivesse acesso a estes profissionais em caso de sintomas de doenças mentais.
A constatação de que estas perturbações mentais surgem normalmente associadas ao isolamento e/ou disfunção nas atividades sociais, leva-nos a defender a criação de um fórum a nível distrital onde os jovens pudessem partilhar os seus problemas de forma anónima e encontrar ajuda. Esse site poderia ser autossustentável com a adição de anúncios personalizados. Assim seria possível a contratação de profissionais para a sua manutenção sem mais investimento.
Ainda que conscientes de que isto é apenas uma gota de água no oceano, acreditamos que com estas medidas viríamos a conseguir que os jovens com sintomas de perturbações mentais se sentissem mais confortáveis e acompanhados nas nossas escolas.


Medidas Propostas
  1. Formação creditada para o corpo docente e não docente e palestras para os alunos sobre como lidar com crises psicológicas e reconhecer sinais de doenças mentais.
  2. Contratação de mais psicólogos clínicos para as escolas de modo a ser possível realizar check-ups regulares a todos os alunos.
  3. Criação de um fórum, a nível distrital, onde os jovens pudessem partilhar os seus problemas de forma anónima e encontrar ajuda.