PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de São Miguel de Fátima


Exposição de motivos
1. Vários estudos têm indicado a relação existente entre a saúde mental dos filhos e dos seus respetivos pais e a necessidade urgente da prevenção do aparecimento de adversidades psicológicas. Como tal, é de extrema importância que se aposte na formação dos mesmos através da implementação da nossa primeira medida. Recorrendo a dinâmicas de diálogo, informação e de reflexão que envolvam os alunos, pais e professores a implementação da mesma vai permitir que toda a comunidade educativa obtenha conhecimentos na área da autoconsciência e consciência social para ser capaz de reconhecer os seus pontos fortes e dificuldades, reconhecendo as suas próprias emoções, valores e pensamentos, bem como obter ferramentas para conseguir ajudar outros jovens que se encontrem com dificuldades à sua volta. É essencial que os jovens tenham formação na área da inteligência emocional para que todos sejam dotados de ferramentas necessárias para lutarem pela sua saúde mental e dos que os rodeiam. Todo este processo será introduzido nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Biologia e Geologia e Educação Física, entre outras, sendo possível ainda a flexibilidade curricular entre elas, para que o tema seja abordado de diferentes perspectivas.
2. De forma a normalizar as idas ao Psicólogo e para que o tema da saúde mental deixe de ser um assunto “tabu”, propõe-se a criação de um “Cheque Psicólogo” disponibilizado a todos os jovens, incentivando-os a procurar ajuda para lidarem com as suas dificuldades . O objetivo da implementação desta medida será também fazer um rastreio para detetar possíveis problemas de saúde mental eminentes, de forma a prevenir o agravamento destes. Este cheque terá por base parcerias entre o Estado e as clínicas de psicologia, uma vez que, segundo dados confirmados pelo governo, existem cerca de 125.000 pessoas em Portugal em lista de espera para uma consulta com um psicólogo do SNS, com tempos de espera a chegar aos 100 dias. É urgente arranjar uma solução para que todos possam ter a ajuda de que necessitam! De forma a tornar a medida exequível, estes cheques serão financiados em função do escalão de rendimento de cada agregado familiar. É necessário regularizar a necessidade que os jovens têm de ajuda psicológica e englobar isto nos apoios dados pelo Estado.
3. Como nem todas as pessoas se sentem à vontade para falar pessoalmente com um psicólogo, é muito relevante que haja uma forma que permita que todos se consigam expressar de forma anónima, sem medo dos possíveis julgamentos. A criação de uma plataforma online segura e fiável, a ser gerida pelo governo, irá dar resposta a esta necessidade crescente. Neste site, os jovens poderão conversar sobre as dificuldades que sentem e, em casos mais específicos, estará sempre disponível uma equipa especializada de psicólogos a orientar e pronta a ajudar - caso considere necessário irá recomendar ajuda presencial.


Medidas Propostas
  1. O Processo de Formação Ativa acerca da Saúde Mental promove várias dinâmicas, orientadas por especialistas da área, e tem como destinatários os alunos, os pais e os professores.
  2. Criação de um “Cheque Psicólogo”, um documento disponibilizado aos jovens que assegurará consultas de psicólogo de forma mais acessível de acordo com os rendimentos de cada família e que permite um “rastreio psicológico”.
  3. Criação de uma plataforma online gerida pelo Governo Português que reunirá várias secções, nomeadamente um fórum de partilha anónima e um guia básico e essencial de informações e ajuda, mediada por psicólogos, que irão impulsionar a interajuda e/ou fornecer o seu apoio profissional especializado.