PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, Torres Novas


Exposição de motivos
Tendo em conta que a adolescência é uma fase fundamental do desenvolvimento de qualquer individuo é importante ter uma boa saúde mental, o que implica não só estar livre de vários transtornos mentais, mas também ter bem-estar emocional, psicológico e social. A sua ausência costuma comprometer a saúde física da pessoa, gerando patologias e doenças que se podem tornar crónicas, daí a importância desta problemática.
A saúde mental condiciona a maneira como pensamos, sentimos e agimos quando enfrentamos a vida na escola. Também ajuda a determinar como lidamos com o stresse, como nos relacionamos com os outros e tomamos decisões.
Esta situação atribui-se a vários motivos, nomeadamente à falta de conhecimento ou consciência da doença, por isso, consideramos essencial este tipo de iniciativas para podermos colaborar na prevenção e promoção da saúde mental dos adolescentes.


Medidas Propostas
  1. 1.ª Realizar uma recolha de dados online, opcional e anónima, das preocupações dos jovens que, de certo modo, sejam reveladoras desta área da saúde mental. A recolha seria feita no final de cada mês, utilizando esse levantamento como meio de ajuda na resolução dessas preocupações. Para implementar esta ajuda seria constituída uma equipa multidisciplinar, composta por uma psicóloga clínica (escola), professores, alunos e encarregados de educação.
  2. 2.ª Divulgar e distribuir panfletos, cartazes e informação, através dos meios de comunicação social, nomeadamente a RTP (serviço público), e através da afixação dos mesmos em ambientes escolares e públicos de modo aumentar a sua visibilidade com o objetivo de sensibilizar para o tema em questão. Essa distribuição/divulgação seria sistemática (mensal) e realizada ao longo do ano letivo.
  3. 3.ª Promover e organizar atividades (que incluam a partilha de experiências e de histórias pessoais) possibilitando a todos os alunos a criação de relações interpessoais harmoniosas, de forma a promover a inclusão e interação com todos os colegas. Para operacionalizar esta medida contaríamos com a colaboração da equipa multidisciplinar formada e outros voluntários especialistas na área.