PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Sá da Bandeira, Santarém


Exposição de motivos
A escola secundária Sá da Bandeira considera pertinente a contratação de um psicólogo clínico por escola ou agrupamento escolar, a fim de colmatar as necessidades de apoio psicológico e emocional por parte da comunidade escolar (alunos, pessoal docente e pessoal não docente)
A comunidade acima revela, a nosso ver, o enorme problema que dá tema a este projeto parlamentar. Verificamos que nas escolas existe a possibilidade de estruturar um plano que satisfaça todos aqueles que se vejam afrontados com algum problema de saúde mental, sendo para isso essencial a contratação de um psicólogo clínico por escola.

Consideramos pertinente o calendário escolar dividido em trimestres e não em semestres.
Este tipo de calendário possibilitaria aos alunos um maior tempo de descanso e organização das atividades letivas, bem como uma calendarização mais regular dos momentos de avaliação sumativa. Trazendo assim aos alunos uma maior facilidade de alcançar o sucesso, não criando tantas situações de ansiedade.

É pertinente a disponibilização de uma formação anual a docentes e não docentes sobre conteúdos e ferramentas da psicologia clínica infanto juvenil para assim prestar auxílio em questões pessoais e estar dotado de capacidade para identificar os problemas que surgem diariamente nas nossas escolas.


Medidas Propostas
  1. 1. Contratação de um psicólogo clínico por escola.
  2. 2. Obrigatoriedade da divisão do ano letivo em três períodos em todas as escolas do país.
  3. 3. Capacitação “psicológica” do pessoal docente e não docente.
    Formação, disponibilizada pelos Centros de Formação, no âmbito da capacitação de intervenção psicológica de pessoal docente e não docente.