PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Benavente


Exposição de motivos
Após um inesperado momento pandémico que levou a que a humanidade se confinasse, as questões associadas ao foro mental agudizaram-se. Este fenómeno teve particular impacto nas camadas mais jovens da população, nomeadamente nas que se encontram na idade escolar. Facto que não foi alheio aos jovens portugueses, que atravessaram períodos longos de isolamento. O desafio este ano do Parlamento dos Jovens foi esse mesmo, o de trazer para o ambiente escolar a problemática da saúde mental que tem sido descurada. Os jovens do Agrupamento dedicaram-se a esta tarefa, discutiram e analisaram na sala de aula, em pequeno grupo, em assembleia e assembleia escolar a temática da Saúde Mental. Criaram medidas e divulgaram-nas à restante comunidade escolar.


Medidas Propostas
  1. Criar uma linha SOS Saúde Mental dos Jovens, anónima, a nível do Agrupamento, com a resposta de técnicos especializados às questões socioemocionais colocadas pelos jovens, de forma preventiva, ajudando-os a desenvolver estratégias de autorregulação das emoções.
  2. Criação de um “Círculo de Emoções e Partilha” (CEP), com dinâmicas e atividades (perguntas, debates, jogos, visionamento de filmes, ...) sobre Autoconhecimento, Autocontrolo, Autoestima e Empatia, onde os Alunos / Professores / Psicólogos / Coachs se juntam para um momento de reflexão, de modo a que jovens desenvolvam estratégias para lidar com os desafios que enfrentam.
  3. Promover, em contexto escolar, articulando com instituições e ou individualidades, sessões de esclarecimento, palestras e debates sobre literacia em Saúde Mental, procurando demonstrar aos jovens a importância de se falar abertamente e sem estigma sobre esta temática.