PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Alcanena


Exposição de motivos
A saúde mental está na base do nosso bem estar emocional, psicológico e social. Assim, reveste-se da maior importância nas várias fases do crescimento de um indivíduo, com especial relevo, na passagem da infância à adolescência. As nossas medidas vão ao encontro da prevenção atempada dos problemas de saúde mental, assim como de uma solução imediata e eficaz, tendo em conta que Portugal é o 2.º país da Europa com a mais elevada prevalência de doenças psiquiátricas (22,9%).


Medidas Propostas
  1. Realização de workshops e sessões de sensibilização, dirigidas à comunidade escolar, em todos os níveis de ensino, com o envolvimento das autarquias, promovendo a literacia em saúde mental. Esta medida visa facilitar, por um lado, o autoconhecimento de possíveis desordens, assim como, o pedido de ajuda junto dos profissionais competentes.
  2. Promoção da prática da atividade física, assim como a divulgação de livros de autoconhecimento e autoajuda essenciais na prevenção de problemas de saúde mental. Neste sentido, devem desenvolver-se parcerias com entidades locais (Câmara Municipal, Biblioteca Escolar e Municipal, Sociedades Recreativas, Associações Desportivas, entre outros).
  3. Sensibilizar os organismos competentes para a necessidade de criação de vagas para psicólogos e assistentes sociais nos agrupamentos escolares, em número adequado ao número de alunos inscritos, de forma a abranger todos aqueles que necessitem de apoio psicológico.