PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio Paulo VI de Gondomar


Exposição de motivos
Que a saúde mental dos jovens tem vindo a sofrer de um aparente aumento de conflitos resultantes de uma multiplicidade de fatores dos dias de hoje não é novidade para ninguém e, daí, o crescimento da voz que tem sido dada a este problema.
É, por isso, claramente necessária a construção e aplicação de medidas, quer para prevenir situações de problemas mentais, quer para construir soluções que contribuam para a mitigação e solução do problema.
Desta forma, delimitamos um projeto de recomendação com medidas que assentam nos 3 pilares imprescindíveis na manutenção de uma saúde mental saudável:
Acessibilidade ao serviço psicológico;
Prática de atividade física;
Psicologia nas instituições de ensino.

De comprovada eficácia, de uma aplicação acessível e com objetivos bem definidos, as nossas medidas vêm não apenas colmatar as lacunas que os serviços públicos em Portugal têm vindo a apresentar, como terão um impacto positivo na vida dos jovens.


Medidas Propostas
  1. CRIAÇÃO DO CHEQUE PSICÓLOGO. Nos mesmos moldes do tão conhecido e funcional “cheque dentista”, propomos check-up anual e gratuito a todos os jovens estudantes entre os 12 e os 22 anos.
  2. IMPLEMENTAÇÃO PASS “MOVE-TE”. Criação e aplicação de um pass/voucher mensal financiado pelo estado/ municípios com o objetivo de ser aplicado pelos jovens entre os 13 e os 23 anos, em instituições de atividade física - ginásios, clubes desportivos, aulas fitness.
  3. SERVIÇO PSICÓLOGICO E A ESCOLA. Obrigatoriedade de uma quota mínima de 1 psicólogo para cada 150 alunos. Obrigatoriedade de um gabinete psicológico físico, permanente em todas as instituições escolares -instituições do ensino básico, secundário e universitário.