PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escola Artística Soares dos Reis, Porto


Exposição de motivos
O domínio da telepsicologia não está a ter a utilização com a amplitude que devia ter a nível estatal. Este modelo de atuação, para lá de comportar menos custos, o que permitiria alargar a número mais significativo de jovens, ao mesmo tempo iria diminuir o tempo de espera para fazer face a situações, que muitas vezes assumem um carácter de urgência. Para além destas vantagens ajudaria em algumas situações a ultrapassar a dimensão presencial e física da intervenção psicológica, a qual por vezes se pode revelar constrangedora e impeditiva de um diálogo mais espontâneo.
Atualizar o protocolo seguido pelos médicos de família durante consultas de rotina de pediatria, de maneira a incluir mais perguntas relacionadas à saúde mental e, conforme a avaliação do profissional de saúde no sentido de facilitar o encaminhamento do utente para serviços de psicologia/psiquiatria. A saúde mental revela ser tão importante com a sua vertente física. Elas são cúmplices e estão profundamente interligadas. A atuação das autoridades de saúde deve, na nossa opinião, orientar-se segundo uma lógica preventiva. Neste sentido os médicos de família devem, de um modo consistente, integrar no seu plano de consultas no domínio da pediatria um conjunto de questões/ diagnóstico que na eventualidade de se constatar ser pertinente, encaminhariam posteriormente os doentes para serviços de psicologia.
O domínio da telepsicologia não está a ter a utilização com a amplitude que devia ter a nível estatal. Este modelo de atuação, para lá de comportar menos custos, o que permitiria alargar a número mais significativo de jovens, ao mesmo tempo iria diminuir o tempo de espera para fazer face a situações, que muitas vezes assumem um carácter de urgência. Para além destas vantagens ajudaria em algumas situações a ultrapassar a dimensão presencial e física da intervenção psicológica, a qual por vezes se pode revelar constrangedora e im- A saúde mental revela ser tão importante com a sua vertente física. Elas são cúmplices e estão profundamente interligadas. A atuação das autoridades de saúde deve, na nossa opinião, orientar-se segundo uma lógica preventiva. Neste sentido os médicos de família devem, de um modo consistente, integrar no seu plano de consultas no domínio da pediatria um conjunto de questões/ diagnóstico que na eventualidade de se constatar ser pertinente, encaminhariam posteriormente os doentes para serviços de psicologia. peditiva de um diálogo mais espontâneo. Esta medida tem como objetivo combater a solidão que está inerente a muitos casos de perturbação da saúde mental. O facto de permitir interagir com pares que revelam ter sintomatologia semelhante, funcionaria como incentivo ao encontro e à troca de experiências. Ao mesmo tempo neste espaço, que poderia ser incentivado pela Associação de Estudantes, os estudantes conseguiriam, de um modo mais espontâneo e autêntico, estabelecer o necessário diálogo.


Medidas Propostas
  1. Construir um programa a nível estatal dedicado a soluções de telepsicologia, com atuação específica em cada escola em interligação com o gabinete de psicologia escolar, proporcionando serviços de consultas online e clarificação de dúvidas por mensagens.
  2. Atualizar o protocolo seguido pelos médicos de família durante consultas de rotina de pediatria, de maneira a incluir mais perguntas relacionadas à saúde mental e, conforme a avaliação do profissional de saúde no sentido de facilitar o encaminhamento do utente para serviços de psicologia/psiquiatria.
  3. Criação uma "sala aberta", inserida no contexto escolar, onde os alunos pudessem reunir-se e falar dos seus problemas e dúvidas relacionadas com a saúde mental.