PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escola Secundária de Paços de Ferreira


Exposição de motivos
A nossa escola propõe três medidas destinadas a combater problemas relacionados com a saúde mental. Todas elas são, na nossa opinião, extremamente importantes. Constatamos que há um aumento generalizado de problemas psicológicos na população em geral, e nos jovens em particular, agravado pela pandemia. Tal como existe o cheque- -dentista, pretendemos criar o “psico-cheque”. Com esta medida, tencionamos facilitar o acesso ao apoio psicológico, com o intuito de melhorar a saúde mental na população jovem. O “psico-cheque” serve como forma de rastrear distúrbios mentais e, se necessário, deverá originar o prolongamento das consultas, de forma totalmente gratuita. Este prolongamento será sugerido pelo psicólogo, que poderá mesmo encaminhar o utente para um psiquiatra, em serviço público ou privado. Por outro lado, muitos problemas psicológicos provêm da infância, que é uma fase decisiva no crescimento da criança, podendo influenciar o seu comportamento na vida adulta, bem como condicionar a sua capacidade de socialização. Nesta fase, os professores desempenham um papel crucial no desenvolvimento infantil. Sugerimos que sejam realizados testes psicológicos a todos os educadores, de forma a despistar um possível défice de aptidões psicológicas. Propomos, ainda, a existência de formação inicial e contínua ao longo da carreira sobre as várias vertentes da Psicologia, em ordem a auxiliar o docente na deteção de distúrbios comportamentais da criança. Para além disso, realçamos que a prevenção deve acontecer precocemente, para evitar o agravamento desses mesmos distúrbios. Também o meio familiar é um fator decisivo para o desenvolvimento psicológico. Propomos a existência de consultas perinatais em todos os centros de saúde, de modo a proporcionar um local onde seja possível o esclarecimento de dúvidas, para todos os pais. O processo de gravidez e de pós-parto envolve alterações hormonais na mulher, podendo conduzir ao desenvolvimento de doenças psicológicas que poderão vir a afetar significativamente a criança, deixando “marcas” permanentes. Sabemos atualmente que o primeiro vínculo afetivo da criança é extremamente importante, pois funciona como ponto de partida e modelo das relações emocionais e sociais futuras. Ele irá fornecer á criança uma perspetiva daquilo que poderá esperar do mundo, das restantes pessoas e do meio envolvente. O ser humano é um ser social, as suas características, identidade e noção de certo ou errado constroem-se em relação com o meio em que vive. O único modo da criança ser estimulada a atingir as capacidades para a aprendizagem e para a exploração do mundo assenta no estabelecimento de uma base de segurança através da criação de vínculos com os seus cuidadores. É um desafio do educador administrar bem estas características, pois são fatores decisivos no que toca ao sucesso pessoal e social da criança. Daí considerarmos relevante a implementação de consultas perinatais gratuitas e de fácil acesso.


Medidas Propostas
  1. 1-Atribuição de psico-cheques a todos os jovens para avaliações psicológicas.
  2. 2-Formação inicial e contínua de professores do ensino pré-escolar e do 1ºciclo em certos domínios da Psicologia.
  3. 3-Disponibilização de consultas perinatais, para os pais, em todos os Centros de Saúde.