PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Penafiel


Exposição de motivos
1. A implementação desta estrutura permitiria garantir uma maior equidade no acesso a este tipo de serviços. Pretende-se que existam equipas de psicólogos cujo principal objetivo seria realizar consultas de rastreio a jovens estudantes e trabalhadores que detetassem sintomas e/ou doenças do foro mental. Desta forma, através do rastreio precoce, seria possível fazer um diagnóstico e iniciar o tratamento de uma eventual doença de cariz mental, no estágio embrionário.
2. Estas orientações curriculares serviriam para melhorar competências e vivências das futuras gerações, sejam elas psicológicas ou sociais, promovendo a interligação dos alunos, destes com os professores e funcionários, o que contribuiria para o bem-estar mental de todos os intervenientes na comunidade escolar.
3. As doenças mentais estão no topo das doenças que mais afetam a população portuguesa na atualidade, mais de 50% surgem por volta dos 15 anos. Com estas consultas seria possível sensibilizar e consciencializar os alunos, desta faixa etária, para a gravidade das patologias do foro mental, detetar e prevenir o seu desenvolvimento.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma equipa de psicólogos coordenados pelo Ministério da Saúde, cujo alvo preferencial seja os jovens, atuando em ambiente escolar e de trabalho, com consultas de rastreio obrigatório e anual.
  2. Elaboração de orientações curriculares, no sentido de criar momentos de team- building que promovam interações entre alunos e alunos-docentes, no sentido do auto e hétero-cuidado.
  3. Criação de uma linha de apoio psicológico, via online ou telefónica, interescolar, orientada por psicológicos com caráter anónimo e confidencial