PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos


Exposição de motivos
Palestras sobre saúde mental não são novidade para ninguém. Alunos da atualidade ouviram já várias vezes falar sobre essa realidade que cada vez mais ocupa as discussões de hoje em dia. No entanto, muitas vezes, o problema vem de casa. Por isso, no sentido de que os Encarregados de Educação sejam capazes de criar um ambiente saudável para os seus educandos, propomos que sejam dinamizadas palestras e workshops direcionados aos pais dos alunos que por vezes não se sentem confortáveis em casa. Quando o lar não é a solução, como podemos ter um intervalo de tudo o que nos persegue? Através destas atividades levadas a cabo por psicólogos (de dentro ou fora dos serviços de psicologia da escola) estaríamos a promover uma melhor relação alunos-Encarregado de Educação e uma coordenação excelente com a dinâmica escolar. Educar os pais nas bases da construção de um ambiente saudável pode ser um grande passo para assegurar o sucesso dos alunos.

Com a chegada à fase final da adolescência e a aproximação da maioridade, surgem nos alunos uma série de questões complexas. Sejam preocupações relativas ao futuro como a entrada na faculdade ou uma outra via que seja tomada, a pressão da escola ou situações pessoais como crises de identidade ou problemas na dinâmica do lar, por vezes, todos atingimos o limite e nem sempre encontramos uma forma de acalmar os ânimos. Quer demos por isso ou não, muitas vezes não estamos tão bem como deveríamos psicologicamente. Além disso, é também possível que não saibamos ou tenhamos dificuldades em pedir ajuda e em encontrar alguém que nos ouça. Como resposta, sugerimos a realização de consultas de diagnóstico semestrais a todos os alunos do ensino público, opcionais, onde as psicólogas escolares estariam encarregadas de assinalar os casos que considerem preocupantes. Após informar os Encarregados de Educação, oferecer vouchers que permitam um seguimento em estabelecimentos de saúde. Estas seriam, preferencialmente, em sistemas privados, com possível seguimento no serviço público.

Muitas vezes, um combate prolongado dos problemas de saúde mental não basta. Constantemente, é necessária uma presença de conforto, que confira suporte psicológico em casos pontuais. Para tal, propomos a criação de linhas telefónicas escolares, que disponibilizem uma resposta em tempo real a alunos que precisem, na ocorrência de, por exemplo, ataques de ansiedade e ofereçam algum tipo de conforto aos alunos em questão. Esta possibilidade contempla evitar a insuficiência das linhas já existentes, e conferir um apoio tão ou mais funcional. Pelo menos uma psicóloga estaria mobilizada para, numa ocorrência, responder à chamada assim que possível.


Medidas Propostas
  1. Estandardização da realização de palestras informativas frequentes aos Encarregados de Educação.
  2. Instituição de consultas individuais de diagnóstico, com posterior seguimento através de Vouchers.
  3. Linhas telefónicas escolares de apoio em tempo real.