PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano


Exposição de motivos
Discutir o tema da saúde mental é fundamental para compreendermos melhor o que é a nossa saúde mental, perceber que a divisão entre os outros, os "doentes" e nós, os "normais", não existe. Precisamos de falar nas escolas, sobre a saúde e a doença mental, de forma a que todos se possam sentir à vontade para pedir ajuda. Segundo o Observatório Português dos Sistemas de Saúde, em 2019, 21% dos portugueses estavam a passar por uma experiência de doença mental há 12 meses ou mais. É urgente falar sobre o tema da saúde mental, mas imperioso ter iniciativas e agregar recursos para dar respostas rápidas e eficazes.
A Escola pode e deve ser um contexto importante para estas aprendizagens.


Medidas Propostas
  1. Realizar duas sessões por trimestre com profissionais, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros, onde se trabalham técnicas de respiração, meditação e relaxamento para prevenir, por exemplo, ataques de pânico, ansiedade e stress, e partilhar experiências e frustrações pessoais (ex: terapia de grupo mediada por psicólogo).
  2. Criar atividades extracurriculares, para o ensino básico e secundário, como clubes, oficinas, workshops, prática desportiva… para minorar o isolamento social e prevenir os riscos de insucesso escolar.
  3. Introduzir momentos de pausa durante o período letivo, preferencialmente nos blocos de aula de duas ou mais horas para manter e reforçar a concentração dos alunos, a atenção seletiva e potenciar a aprendizagem.