PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Águas Santas, Maia


Exposição de motivos
À medida que a saúde mental é cada vez mais um tema de conversa e de debate, pensamos que é crucial implementar medidas que sigam o nosso ponto norteador de projetos e políticas: o ditado popular “É melhor prevenir do que remediar”. Observa-se a crescente necessidade de preparar, informar e consciencializar os jovens sobre problemas de carácter mental e de que forma se pode lidar com eles. É urgente desmistificar estes problemas que são, muitas vezes, considerados como algo simples e que, por isso, não merecem a atenção devida. Sabemos as possíveis consequências de não ajudar quem necessita quando o tema é a saúde mental e por isso acreditamos que é, mais do que nunca, necessário apoiar quem precisa de auxílio.


Medidas Propostas
  1. Docentes e não-docentes preparados. Consideramos que muitos dos problemas de bullying, familiares e educacionais que os jovens vivem teriam uma resolução mais eficaz se se investisse na capacitação dos professores e assistentes operacionais para uma melhor identificação e perceção de situações de risco no âmbito da saúde mental. Só assim acreditamos que professores e os assistentes operacionais bem preparados para agir, seriam o auxílio para o trabalho dos psicólogos com os alunos.
  2. Reforço de profissionais de saúde mental. Devido ao crescente número de jovens com problemas que afetam a saúde mental, acreditamos que aumentar o número de psicólogos por cada escola seria, não só um aumento da capacidade de atendimento e ajuda, como uma melhora na qualidade desse mesmo atendimento. O psicólogo poderia assim focar-se mais na ajuda aos alunos. Acreditamos que a presença de educadores sociais nas escolas seria uma mais-valia que, a par dos psicólogos, tem preparação pedagógica.
  3. Reforço da componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental. Reforçar a componente curricular dedicada à promoção da Saúde Mental, à semelhança da Educação Sexual, para melhorar a saúde e bem-estar dos estudantes. Através da integração de temas relacionados à saúde mental nas mais variadas disciplinas e ainda de aulas especialmente para tal, os jovens ficariam mais conscientes da importância da saúde mental, como cuidar dela e como lidar caso haja algum problema. Também pensamos que, ao