PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Diogo de Macedo, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
Muitos jovens em idade escolar apresentam problemas de saúde mental tais como: défices de atenção, hiperatividade, ansiedade, depressão, consumo excessivo de álcool, iniciação às drogas, falta de expetativas em relação ao futuro, comportamentos agressivos, bulling, desinteresse, entre outros.
Se é na escola que esses jovens passam um grande número de horas, estes problemas têm necessariamente de aí ser abordados.
Como um aluno é um todo, as emoções têm de ser trabalhadas tanto na escola como em casa, assim a Família tem de ser envolvida, participando em reuniões periódicas e em workshops /palestras, que ajudem os pais a compreenderem como lidar com esta questão da Saúde mental.
Propomos que as escolas desenvolvam ações que integrem as competências pessoais, sociais e emocionais dos alunos que os ajudem a compreender e a lidar com os problemas de saúde mental.
A Saúde Mental pode ser abordada nas aulas de Cidadania, em Assembleias de turma e envolver os parceiros locais.
O Estado deve melhorar o ambiente educativo com espaços físicos mais confortáveis e estimulantes, que contribuam para o bem-estar e sucesso dos alunos.


Medidas Propostas
  1. Nas aulas de cidadania e em assembleias de turma abordar temas sensíveis (sexualidade, suicídio, stress, iniciação às drogas, agressividade, entre outros problemas) para trabalhar as emoções e capacitar os alunos com competências socio emocionais.
  2. Envolver os pais e outros parceiros nos problemas de Saúde Mental.
  3. Criação de medidas ao nível do Estado capazes de promover a segurança e a confiança dos jovens no futuro (emprego, habitação, estudos, formação, etc.).