PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de Lousada


Exposição de motivos
Criação nas escolas da "Zona de Conforto" - um clube onde se pretende implementar atividades que explorem a inteligência emocional dos alunos, as relações interpessoais e o desenvolvimento cognitivo saudável dos estudantes, como o yoga, o teatro e conversas com psicólogos. Estas atividades permitem inserir os alunos numa comunidade onde podem socializar em segurança e ajudá-los a ultrapassar as suas ansiedades e dificuldades. A adolescência traz imensos desafios e alguns jovens precisam de incentivo para aderir a diversas atividades benéficas, uma vez que não tem autonomia para as procurar e nelas participar. Assim, defende-se a criação e dinamização de um gabinete direcionado para diferentes patologias da saúde mental, através da contratação de mais psicólogos para reforçar os estabelecimentos de ensino e articular com o SNS. Um programa de apoio à saúde mental articulando os serviços de saúde local e a escola. Por isso, enquanto comunidade estudantil, reconhecemos que seria benéfico para todos os estudantes inseridos nos estabelecimentos de ensino, serem incentivados a desenvolver técnicas de inteligência emocional e promover o desenvolvimento cognitivo saudável. Implementar uma atitude de proteção e preservação da saúde mental é fundamental para contribuir para um crescimento saudável e para a formação profissional e pessoal dos jovens. Os pais e encarregados de educação devem ser informados sobre os desafios que são solicitados aos seus filhos e educandos, uma vez que são os principais responsáveis pelo seu bem-estar. Integrarem a Escola de Pais, seria a medida ideal para aproximá-los da realidade dos jovens e contribuir para a sua maior compreensão e preocupação com a saúde mental dos seus educandos. Defendemos que o projeto Educar para a Cidadania necessita de ser mais valorizado e com isso propomos a criação de um tempo letivo, no horário letivo, onde possam ser abordados os temas relacionados com a saúde mental, tais como: os transtornos alimentares, a sexualidade, os hábitos de nutrição, atividade física e descanso, inteligência emocional. Ao tomar uma iniciativa diretamente ligada às escolas e agrupamentos, estamos a garantir que a nossa missão enquanto participantes do Parlamento dos Jovens, é cumprida e acessível àqueles que pretendemos representar. Aplicar medidas de diagnóstico e tratamento de doenças mentais, principalmente de forma precoce, é essencial para diminuir o número de crianças e jovens, que se sentem profundamente insatisfeitos com a situação pela qual atravessam. A questão que levantámos deste tema é até que ponto não seria benéfico que os estabelecimentos de ensino secundário se empenhassem na construção de um bom ambiente escolar garantindo a promoção da saúde mental dos jovens, uma vez que consta no currículo dos alunos a disciplina de educação física como forma de melhorar a saúde física dos jovens e combater a obesidade e o sedentarismo, devia ser implementada a disciplina de cidadania no secundário.


Medidas Propostas
  1. Criação de uma " Zona de Conforto" nas escolas, onde os jovens possam partilhar em segurança e com autonomia as suas ansiedades, pressões e medos sob orientação de mentores e técnicos de psicologia e saúde mental.
  2. Criação de uma área disciplinar em Inteligência Emocional e Desenvolvimento Pessoal no Currículo dos alunos.
  3. Criação da disciplina de Cidadania no ensino secundário ministrada por técnicos especializados nas áreas a abordar como a Saúde Mental.