PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas de D. António Taipa, Freamunde, Paços de Ferreira


Exposição de motivos
A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) afirma que a prevalência de perturbações mentais, comportamentais e sociais que afetam crianças e adolescentes têm vindo a aumentar nos últimos anos, estimando-se hoje que 1 em cada 5 crianças/adolescentes manifestam problemas deste tipo. O impacto destes problemas no âmbito escolar é preocupante, uma vez que estão associados a um desempenho académico inferior, a problemas disciplinares e ao abandono escolar. Além disso, as consequências individuais, familiares e sociais são significativas e persistem, na sua maioria, até à idade adulta.

Acreditamos que para estimar a nossa saúde mental é preciso cuidar de quem trata da saúde mental dos outros. Os psicólogos têm condições de trabalho precárias, um exemplo disto é a discrepância entre a quantidade de pacientes por cada psicólogo, sendo a atual de 1 psicólogo por cerca de 1600 pacientes, enquanto que a recomendada é de 1 psicólogo por cada 760. Sugerimos como segunda medida a promoção de atividade desportiva, que acarreta consigo a promoção de uma boa alimentação, da gestão de relações interpessoais, do controlo de emoções e da higiene do sono. A prática de exercício físico tem sido associada a uma redução dos sintomas de ansiedade, melhoria de autoestima e confiança assim como da cognição e diminuição dos sintomas de stress. Uma má alimentação é responsável por alterações de humor e por acelerar o envelhecimento e deterioração dos neurónios. O ser humano é, por natureza, um ser social e sensível, no entanto, quer a gestão de relações interpessoais quer a gestão de emoções pode tornar-se árduo tendo em conta que não controlamos os comportamentos alheios nem os sentimentos e emoções que suscitam. Noites mal dormidas podem ser a causa de diversos problemas, como, irritabilidade, dificuldade para se concentrar, comprometimento da produtividade e até baixa na imunidade. Sendo assim, acreditamos que o estímulo de atividade desportiva, através da criação de Ligas Desportivas Interescolas irão acarretar o aconselhamento sobre alimentação saudável, a educação social e emocional e a higiene do sono, desde a infância, para manter a saúde física e mental.

Por fim, propomos a criação de grupos de apoio e partilha com o intuito de contornar as dificuldades que acarretam as doenças mentais. Um espaço seguro onde as pessoas possam partilhar, aprender e evoluir acompanhado por palestras e campanhas de luta contra o estigma da saúde mental e de sensibilização para o tema. Estes grupos seriam grupos de voluntariado, que passariam por uma pequena formação, e teriam como responsável um técnico de psicologia ou um profissional relacionado com a área. Nestes, poder-se-ia realizar diferentes atividades e terapias como: musicoterapia, sessões de conversa… Assim seria possível complementar a ação social quase inexistente e permitir um maior acompanhamento dos utentes de saúde mental. Todos estamos suscetíveis à doença mental! Quebra o estigma. Junta-te à corrente!


Medidas Propostas
  1. Aumentar o número de psicólogos em todos os estabelecimentos de saúde e de ensino.
  2. Promover a atividade desportiva com a criação de Ligas Desportivas Interescolas.
  3. Criação de grupos de apoio e partilha com o intuito de contornar as dificuldades que acarretam as doenças mentais.