PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas n.º 3 de Rio Tinto, Gondomar


Exposição de motivos
Vivemos num país em que o valor da saúde mental é menosprezado, nomeadamente em oposição à saúde física. É nosso dever enquanto cidadãos igualar a importância dos dois tipos de saúde e trabalhar para que ocorra uma melhoria a nível da sanidade mental da população, nomeadamente dos jovens.
A abordagem deste problema é urgente devido aos nefastos efeitos que provoca na vida de cada jovem: suicídio (nos casos mais extremos), depressão, ansiedade, alterações na saúde física e violação dos direitos humanos. Ao longo destes últimos anos, realçando o período de contingência devido à Covid-19, as taxas de ansiedade, depressão, ingestão de drogas e suicídio têm vindo a aumentar, daí a necessidade de se tratar deste estigma.
Remetendo para o parágrafo anterior, a saúde mental causa um grande impacto na saúde física do indivíduo, influenciando-a. Estudos referem que uma boa saúde mental condiciona positivamente a condição física e vice-versa. A grande importância que atribuímos ao nosso estado físico deve refletir-se nos cuidados que tomamos com a nossa sanidade mental.
Os psicólogos têm um papel de alta importância na sociedade, quando se trata de cuidar da saúde mental. Não obstante, o seu valor é desmerecido por uma parte da população, que acaba por não entender a plenitude do seu trabalho. Para além disso, os custos das consultas acabam por impactar a quantidade de pessoas que possuem os meios económicos para aceder ao tratamento necessário.
Os jovens, sendo ainda tão novos, vêem-se já confrontados com inúmeras realidades perturbantes e pressão por parte da sociedade, pais e escola que leva a que o seu nível de saúde mental esteja em constante decadência. Assim justifica-se a prioridade do governo em lidar com este problema, que afeta o futuro do país.
É neste sentido, e para converter essa situação, que propomos as medidas, elencadas a seguir,no sentido de poderem vir a ser implementadas para os jovens e adolescentes.


Medidas Propostas
  1. Cheque - Psicólogo. Implementação de um cheque-psicólogo para adolescentes e jovens. Funcionaria à semelhança de um cheque-dentista, e seria fornecido uma vez por ano.
  2. Dias "Descobre-te" e aulas de cidadania. Os primeiros dias de aulas, no inicio do ano letivo, seriam dedicados à descoberta do aluno, através de várias temas e atividades, tais como: hobbies, pontos fortes, pontos fracos, etc.
    As aulas de cidadania, seriam aulas dinâmicas (não de teor teórico) e abordariam temas relacionados com a vida real, tais como: economia, saúde mental, nutrição, primeiros-socorros, etc.
  3. App com quizz diagnóstico. Criação de uma aplicação com quizzes diagnóstico, que visariam determinar o estado emocional do jovem, permitindo-lhe receber conselhos para o ajudar. Para além disso, nessa App haveria também separadores com explicações de doenças mentais e jogos relaxantes.