PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Arquitecto Oliveira Ferreira


Exposição de motivos
A adolescência é um período crucial para desenvolver e manter bons hábitos sociais e emocionais que promovam e protejam a saúde mental. Além disso, é fundamental escutar e salvaguardar o bem-estar psicológico dos jovens que por fatores e experiências adversas encontram-se perante problemas de relações interpessoais e emocionais, crescimento pessoal, sono, alimentares, transtornos mentais, entre outros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, grande percentagem das doenças mentais surge aos 14 anos, mas não é diagnosticado nem tratado. Por outro lado, dos que são analisados, apresentam dados absurdos, tal como a informação apresentada pela mesma organização. Em 2019, foram apuradas quase um bilhão de pessoas, sendo 14% adolescentes.
Assim, nada mais importante que começar a desenvolver planos e estratégias de combate na base da educação: a escola. Por isso, as nossas medidas articulam-se com aconselhamentos e estratégias de apoio a especialistas entendidos no assunto e a redução dos níveis de insegurança, das dificuldades de aproveitamento escolar e instabilidade emocional.
Portanto, é essencial que todos estejam atentos, de forma a identificar sinais e agir de forma eficaz.


Medidas Propostas
  1. Participação mais ativa dos psicólogos do âmbito escolar, dispondo de consultas e aconselhamentos aos estudantes ao ingressar na escola.
  2. A escola ser mais apelativa com horários mais flexíveis e maior número de atividades extracurriculares.
  3. Reduzir a importância dos exames de acesso ao ensino superior e aumentar a influência de outros métodos de ingresso (testes psicotécnicos, entrevistas, o percurso ao longo dos três anos do ensino secundário,…)