PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional do Infante


Exposição de motivos
A problemática da Saúde Mental nos jovens é uma realidade que afeta os nossos jovens. Identificamos três eixos problemáticos: a pressão familiar, a pressão entre pares, a pressão económico-social. Apontamos como agravante da saúde mental, o elevado consumo de antidepressivos. Os dados são claros, Portugal é o segundo país da OCDE com maior consumo de antidepressivos, os números revelam que Portugal apresenta um consumo de 14 doses diárias por cada 100 habitantes.
Portugal é segundo, atrás da Islândia, com mais de 12% da população a sofrer de depressão crónica. São cerca de 1 milhão e 250 mil portugueses a viver com esta condição. Um estudo europeu que mediu os consumos de álcool e drogas em 35 países, mostra que 13% dos jovens portugueses em idade escolar consomem substâncias psicoactivas e apresentam padrões muito elevados de consumo de tranquilizantes e sedativos com receita médica. Os psiquiatras há muito que tentam alertar para a necessidade de aprender a lidar com ansiedade, a deceção, a solidão. A pressão e o imediatismo levam os adolescentes portugueses a serem dos que mais consomem tranquilizantes e sedativos na Europa. Um estudo europeu que mediu os consumos de álcool e drogas em 35 países, mostra que 13% dos jovens portugueses em idade escolar consomem substâncias psicoactivas e apresentam padrões muito elevados de consumo de tranquilizantes e sedativos com receita médica. É evidente que não existe uma rede de cuidados e apoio que se mostre eficaz na resolução deste problema, e que o SNS contribui para uma solução fácil através da prescrição médica. Muito embora se aconselhe os jovens a procurar ajuda na atividade física, isso acaba por não acontecer, muitas vezes devido a falta de poder económico e porque os problemas estruturais (seio familiar).


Medidas Propostas
  1. 1. Dotar as Escolas de um serviço de psicologia mais orientado aos alunos. Propomos a criação de um horário escolar de um ou dois tempos letivos para apoio aos alunos na sua vertente emocional/social. Propomos a designação de Disciplina de Educação para a Saúde Mental (ESM).
  2. 2. Criação de um grupo escolar de apoio a pais/educadores/alunos. Composto por professores, pais, educadores, alunos e psicólogos. Estes grupos devem trabalhar em cooperação para promover nas escolas workshops e/ou ações de formação/terapias familiares para Pais, Encarregados de Educação e Educadores sobre saúde mental. (Parentalidade Positiva).
  3. 3. Diminuir a utilização de antidepressivos. O Estado português deve apoiar o SNS (Serviço Nacional de Saúde) em matéria de saúde mental, por isso, propomos uma maior contratação de psicólogos para os Centros de Saúde e Hospitais na tentativa de reduzir o consumo de antidepressivos.