PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Profissional de Gaia


Exposição de motivos
1- Criar espaços abertos através de linhas de apoios

A criação de grupos e linhas de apoio com o objetivo de alcançar o direito de todas as pessoas de gozar do melhor estado de saúde física e mental possível.
Criar grupos e linhas de apoio em segurança e conforto, para que as pessoas possam partilhar as suas problemáticas com os profissionais especializados na área da psicologia destacados para este apoio .
O objetivo é fazer com que os jovens possam partilhar os seus problemas de forma confidencial.


2-O aumento de psicólogos nos serviços públicos como centros de saúde, centros de dia, escolas, lares e hospitais.
A criação de condições próprias a assegurar a todas as pessoas serviços médicos e ajuda psicológica em caso de doença.
Na atualidade existe um aumento de sinalizações e de procura do serviço de psicologia o que justifica a contratação de mais profissionais da área. O aumento de profissionais permite uma intervenção mais alargada e um trabalho mais sistémico entre profissionais.

3 -Promoção do equilíbrio e bem-estar na saúde

Todos têm direito à proteção da saúde e o dever de a defender e promover
O direito humano à saúde está consagrado no Artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. A saúde e o bem-estar físico, mental e social estão intrinsecamente ligados a todas as etapas e aspetos da vida
“Os seres humanos encontram-se no centro das preocupações para o desenvolvimento sustentável.” Declaração do Rio de Janeiro sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento. 1992.
Promover atividades ao ar livre gratuitas, num ambiente saudável ,com ar e água seguros e limpos, que desenvolvam o bem-estar na saúde das pessoas.
O objetivo é criar atividades que promovam o relacionamento interpessoal, melhorem a qualidade de vida e a diminuição da solidão.
Como exemplo: caminhadas, ações de solidariedade social, participações em causas humanitárias, voluntariado, convívios, etc


Medidas Propostas
  1. Criação de espaços abertos através de linhas de apoios
  2. Promover o aumento de psicólogos nos serviços públicos como centros de saúde, centros de dia, escolas, lares e hospitais.
  3. Promover o equilíbrio e bem-estar físico, mental e social na saúde dos jovens