PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, Valadares, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
-Boa parte dos jovens sofre com falta de autoconhecimento geradora de uma sensação de incerteza, dúvida, preocupação e pensamentos negativos, que afetam a saúde mental de diferentes formas, seja a depressão, a perturbação de ansiedade, entre outras. Para colmatar esses problemas, projetos como Ubuntu, assim como sessões de diagnóstico vocacional são extremamente pertinentes para despertar o otimismo, a autoconfiança e o autoconhecimento dos jovens, de forma a lidar melhor com os problemas que lhes são colocados no âmbito da saúde mental.
-Ter um sistema baseado na estrutura do curso Liberal Arts, onde alunos podem por exemplo escolher ciências naturais juntamente com história A, permitirá ao aluno escolher disciplinas baseadas em seus gostos e características que mais se enquadram com o seu perfil, além de gerar mais saídas para profissões que mais lhe agradem e permitir maior autonomia sobre seu futuro.
-. A necessidade de aumentar e melhorar as linhas de apoio psicológico existentes, bem como o número de técnicos especializados nas escolas.


Medidas Propostas
  1. Sessões de avaliação vocacional e dinamização de grupos de intervenção social, como o projeto Ubuntu ou de voluntariado.
  2. Um sistema inspirado no curso “Liberal Arts”, com a junção de disciplinas de diferentes áreas, ajudando a diminuir o preconceito e tabu relativamente as escolhas pessoais, melhorando a saúde mental dos jovens
  3. Contratar profissionais da área da psicologia para reforçar os serviços do SNS e das escolas públicas, além de criar mais linhas de apoio e criar mais serviços gratuitos de psicologia em todas as juntas de freguesia.