PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Gaia Nascente, Vila Nova de Gaia


Exposição de motivos
Em 2001 a Organização Mundial de Saúde classificou depressão como a terceira principal causa de sofrimento do ser humano e previu que em 2020 chegaria a primeiro lugar. Em 2013 atingiu essa posição.
As nossas medidas e projeto recomendação têm como finalidade a prevenção e combate aos problemas da saúde mental dos jovens.
A nossa primeira medida procura introduzir momentos de relaxamento, meditação, atividades de união de grupo e conversas que abordem temas como a sexualidade, nutrição e bem-estar físico e mental e elucidação sobre os problemas da saúde mental. Estas atividades seriam postas em prática da seguinte forma: criar uma hora semanal com apoio do psicólogo escolar e/ou professor de meditação que promova estes momentos. Esta hora seria opcional, gratuita e acessível a todos os alunos da escola. Acreditamos que esta hora semanal iria: ajudar a saúde mental de todos os jovens da escola, aumentar a união e cooperação entre colegas, impulsionar a conexão dos alunos com a escola e os seus projetos e reduzir a sensação de solidão. Sabemos que alguns dos principais sintomas de problemas como ansiedade e depressão são a solidão, a sensação de ser incompreendido, stress e pensamentos intrusivos. Atividades de grupo e reflexão dão uma resposta positiva a todos estes problemas e sendo na escola ocupa um lugar próximo na vida de cada um.
A nossa segunda medida sugere o aumento de psicólogos gratuitos no serviço nacional de saúde e nas escolas. Sabemos da existência de psicólogos escolares, mas no entanto, o acesso aos mesmos tem de ser facilitado e existente em todas as escolas nacionais, inclusive escolas primárias e infantários. Deveria também existir apoio psiquiátrico disponível na escola após avaliação de caso pelo psicólogo escolar. No serviço nacional de saúde o acesso a psicólogos tem de ser melhorado. Uma espera de 7 meses para assistência é demasiado longa, espera que pode levar a perturbações maiores ou mesmo suicídio. Propomos então um aumento dos psicólogos gratuitos.
Por último, mas não menos importante, a nossa terceira medida tem como objetivo promover o bem-estar dos alunos através de modalidades desportivas diversas, como por exemplo, hóquei, futebol, basquetebol, dança, entre outros. Está provado que a prática de exercício físico é benéfica para a saúde mental. Nas escolas, os horários do Desporto Escolar deviam ser repensados de modo a permitir a prática destas modalidades. Os alunos que fossem identificados pelos profissionais, por exemplo psicólogo escolar, deveriam ser encaminhados para a prática de algum tipo de exercício físico ou modalidade desportiva.


Medidas Propostas
  1. Criar nas escolas projetos que visem o bem-estar dos alunos.
  2. Facilitar e aumentar o acesso a psicólogos gratuitos nos serviços de saúde e nas escolas.
  3. Promover a prática regular de exercício físico.