PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Alfena, Valongo


Exposição de motivos
A abordagem das questões relacionadas com a saúde mental é fundamental para que os jovens consigam lidar com os desafios do dia a dia. A saúde mental define o nosso bem-estar emocional, psicológico e social. Ter uma boa saúde mental contribui para o bem-estar emocional, psicológico e social. A sua importância reside no fato de que, na sua ausência, a pessoa não consegue atuar de forma adequada na sociedade.
A implementação de programas de apoio e prevenção torna-se fundamental para aumentar os fatores protetores e criar alternativas no sentido de diminuir os comportamentos de risco.


Medidas Propostas
  1. Promover, em contexto escolar, formação destinada a professores e alunos relacionada com as questões da saúde mental (esclarecimento e prevenção).
  2. Criar canais ativos de comunicação e atendimento, a nível nacional e escolar, para apoio e orientação ao nível da saúde mental.
  3. Oferta de escola de uma disciplina não curricular, de frequência facultativa, orientada por um psicólogo, oferecendo oportunidade aos jovens de se expressarem sobre assuntos diversos relacionados com a saúde mental.