PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Valongo


Exposição de motivos
A saúde mental é um dos maiores problemas da nossa sociedade, marcada por profundas cicatrizes deixadas pela pandemia enfrentada. A escola, sendo o local onde os jovens permanecem mais tempo, deve também contribuir positivamente para a sua saúde mental. Esta deve ser um local de aprendizagem e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos desfrutem da sua vida pessoal e social. Para que isto ocorra, a sua comunidade escolar deve ser capaz de a tornar um local mais tranquilo, menos stressante e, ainda, ser capaz de ajudar alunos em situações mais graves, como por exemplo, ataques de pânico ou crises de ansiedade. Para que isto ocorra, propomos três medidas.


Medidas Propostas
  1. 1. Aumento do número de psicólogos, tanto no SNS como nas escolas, para que estes possam realizar um trabalho proativo e não apenas reativo, promovendo a saúde mental em toda a comunidade escolar, com palestras e atividades interativas e informativas.
  2. 2. Reestruturação dos horários, programas e espaços escolares de modo a maximizar a aprendizagem dos alunos mas, ao mesmo tempo, permitir também que estes desfrutem dos melhores anos da sua vida.
  3. 3. Avaliação da saúde mental semestral nas escolas realizada por um especialista em psicoterapia para todos os alunos que se mostrarem interessados em tal e com a devida autorização dos encarregados de educação. Após esta avaliação, o profissional avaliador, dependendo dos resultados obtidos, poderá encaminhar, caso necessário, os alunos para uma ajuda externa.