PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Instituto Nun´ Álvres


Exposição de motivos
A nossa lista elaborou medidas, com o objetivo de promover a saúde mental, para que assim haja uma mudança na sociedade e consequentemente na economia.
Assim como primeira medida temos a oferta de planos psicológicos, ora, em Portugal, apesar do decréscimo, a população ainda tem preconceito relativamente a problemas ligados à saúde mental, não permitindo os seus filhos frequentemente psicólogos. De igual modo, muitas famílias vivem com problemas financeiros, não podendo oferecer aos seus filhos acompanhamentos psicológicos. Com isto, é importante a escola/empresas oferecem planos psicológicos, como consultas, para que os jovens sejam acompanhados.
A nossa segunda medida é valorizar as competências extracurriculares dos alunos. Esta medida consiste em valorizar as competências na entrada para a universidade, uma vez que em Portugal apenas valorizam as médias, o que provoca em muitos dos alunos uma pressão, levando muitas vezes aos mesmo a estados depressivos.
Como terceira medida temos a oferta de regalias a empresas e escolas. Com isto, está medida consiste em ajudas para a criação de aulas de meditação nas escolas, passeios entre turmas, na criação de clubes escolares, fim de semana entre colaboradores, entre outros.
Por fim, como última medida temos palestras sobre a saúde mental, uma vez que a prevenção começa com a consciencialização da existência da doença e com a necessidade de estar alerta e compreender os primeiros sinais e sintomas da doença mental. Deste modo, os pais e os professores assumem um papel importante na formação de competências dos adolescentes para que estes consigam lidar com os desafios do dia a dia.


Medidas Propostas
  1. Oferta de planos psicológicos
  2. Oferta de regalias
  3. Valorizar as competências extracurriculares dos alunos