PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio da Trofa


Exposição de motivos
1º argumento
Tendo em conta que se estima que entre 10% e 20% das crianças e adolescentes desenvolvem problemas do fórum mental e que os mesmos são o futuro, acreditamos que apostar na prevenção do desenvolvimento de doenças nestas idades poderia ser benéfico. Neste sentido, o apadrinhamento entre jovens é uma iniciativa que pretende reduzir sensações de desconforto em contexto escolar, bem como situações de bullying ou outras, dado que o contacto entre diferentes anos e turmas proporcionariam mais ligações entre colegas e, deste modo, as situações de bullying ou outras entre eles seriam evitadas. Assim, a ansiedade, o stress e outras perturbações psicológicas associadas a problemas ocorridos nas escolas seriam evitadas e o seu desenvolvimento seria contornado.

2º argumento
O trabalho colaborativo intergeracional realizado por jovens, numa relação obrigatória entre uma escola e um lar, onde estes seriam responsáveis por dinamizar diferentes atividades como "curva da vida" (divulgação do percurso da vida) ou tardes de jogos tradicionais. Deste modo, salvaguardar-se-ia tanto a saúde mental dos mais novos como dos mais velhos. Por um lado os mais novos manter-se-iam ativos, reduzindo assim a probabilidade de desenvolver doenças mentais e ajudando à não progressão das já existentes. Por outro lado, os jovens seriam expostos às situações de vida dos mais velhos e, deste modo, seriam capacitados para escolhas comportamentais saudáveis. Ao mesmo tempo, as atividades desenvolvidas proporcionariam divertimento e distração a todos, reduzindo o stress e ansiedade do quotidiano.

3º argumento
A saúde mental é muito influenciada pelo contacto entre as pessoas. Neste sentido, é fulcral para a sua prevenção que se promova o contacto, evitando situações de isolamento. É com isto mesmo que a realização de eventos por entidades competentes se relaciona, com a promoção do contacto e também com a descontração de cada um, que ajudam na prevenção de doenças do fórum mental.
Por exemplo, a realização mensal de caminhadas propostas por todos os municípios promoveria o contacto entre os participantes, bem como proporcionaria ligações entre eles, o que conduziria ao alívio do stress, levando à menor probabilidade de desenvolver perturbações psicológicas e evitando situações de isolamento promotoras das mesmas.
O apoio aos idosos seria realizado por jovens, numa relação obrigatória entre uma escola e um lar, onde estes seriam responsáveis por dinamizar diferentes atividades como "curva da vida" (divulgação do percurso da vida) ou tardes de jogos tradicionais. Deste modo, salvaguardar-se-ia tanto a saúde mental dos mais novos como dos mais velhos. Por um lado os mais novos manter-se-iam ativos, reduzindo assim a probabilidade de desenvolver doenças mentais e ajudando à não progressão das já existentes. Por outro lado, os jovens seriam expostos às situações de vida dos mais velhos e, deste modo, seriam capacitados para escolhas comportamentais saudáveis.


Medidas Propostas
  1. Apadrinhamento entre jovens.
  2. Trabalho colaborativo intergeracional.
  3. Realização de eventos.