PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Oficina - Escola Profissional do Instituto Nun´ Álvres


Exposição de motivos
Se o equilíbrio mental de uma pessoa estiver fragilizado ou alterado por uma perturbação psiquiátrica ou médica, isso pode afetar negativamente a sua capacidade de escolha, levando, não só a uma diminuição das funções a nível individual, mas também a um nível mais amplo com perdas de bem-estar para a família e sociedade.


Medidas Propostas
  1. a) Que todos os Centros de Saúde - SNS tenham psicólogos da área clínica, que sirvam os utentes dos 5 aos 17 anos, fazendo um acompanhamento adequado e equilibrado à saúde mental de quem os procura.
    b) Deverá existir um psicólogo (no SNS) por cada 500 habitantes entre as idades dos 5 aos 17 anos e, assim dar resposta às necessidades das crianças e jovens do concelho.
  2. O debate sobre a Saúde Mental enquanto dimensão da Saúde Pública tem vindo a ganhar uma maior visibilidade. Porém, ainda, não chega a todos os jovens nem a todos os agregados familiares, principalmente às zonas menos desenvolvidas do país.
    a) Propomos que mais e melhor acesso às linhas de apoio à saúde mental das crianças e jovens.
    b) O Poder local, Juntas de Freguesias, devem ter uma verba para criar condições para ajudar as famílias que necessitem apoio psicológico.
  3. 0