PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária D. Afonso Henriques, Aves, Santo Tirso


Exposição de motivos
A Saúde Mental é parte integrante da saúde, engloba o bem-estar psicológico , mas não se reduz a este. Traduz-se num equilíbrio global, em que o individuo adota comportamentos adaptados às diferentes circunstâncias, sendo capaz de desenvolver e manter relacionamentos, estudar, trabalhar, seguir com os seus interesses e tomar, diariamente, decisões sobre educação, emprego, habitação ou outras escolhas.
Com a Pandemia Covid 19, os problemas de Saúde Mental nos jovens agravou-se consideravelmente, os jovens privados da sua liberdade, isolados em casa, longe dos amigos ficaram fragilizados, o que afetou negativamente as suas capacidades de escolha, levando a uma diminuição das suas funções individuais, mas também a um nível mais amplo com perdas de bem-estar para a família e a sociedade.
O Serviço Nacional de Saúde, não está, infelizmente, preparado para fazer face a crescente procura, por parte dos jovens e das famílias, de consultas de especialidades como Psiquiatria e Psicologia Clinica, é urgente dotar todos os Centros de Saúde de meios físicos e humanos, através do aumento de vagas nos concursos públicos para as especialidades, que possam dar resposta ao aumento da procura, para que não seja necessário ficar meses à espera de uma consulta de especialidade . É necessário encontrar soluções que possam dar resposta, rápida e eficiente, a quem precisa de ajuda, mas também, encontra formas de prevenir futuros problemas de Saúde Mental nos jovens. Dotar os mais pequeninos, desde o 1.º ciclo, de competências que lhes permitam lidar com a tristeza, a frustração, desânimo...trabalhando a resiliência, a persistência, a exigência, para que as crianças se transformem em jovens fortes e saudáveis. Assim, prevenir para não remediar depois.
É nas escolas onde se encontram os jovens, é à Escola que pedem ajuda quando se encontram com dificuldades. A Escola não tem capacidade para dar resposta a situações mais especificas, estas requerem a intervenção de especialistas que não existem ou não existem em número suficiente nas escolas.
Dotar cada uma das escolas de um Município de equipas multidisciplinares talvez não seja exequível, então porque não dotar o Município destas equipas multidisciplinares ( Psiquiatras, Enfermeiros Psicólogos Clínicos), que possam circular pelas escolas do Município, semanalmente. Os jovens precisam de respostas, vamos em conjunto encontra-las.


Medidas Propostas
  1. Implementar atividades nos manuais escolares que permitam trabalhar a Saúde Mental , desde o 1º Ciclo, no sentido de prevenir futuros problemas de Saúde Mental nos jovens.
  2. Melhoria da prestação dos serviços de "Saúde Mental" no SNS, com a abertura de concursos públicos com vagas para especialidades clínicas como Psiquiatria e Psicologia Clinica.
  3. Criação de equipas multidisciplinares de "Saúde Mental" (Enfermeiros, Psiquiatras, Psicólogos Clínicos) nos Municípios, que possam circular pelas escolas semanalmente.