PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim


Exposição de motivos
1. Redução da carga horária para 25 horas semanais através da reavaliação dos conteúdos e métodos curriculares (com especial atenção aos anos de exame).
A carga horária será diminuída através da reavaliação dos conteúdos, aplicando-os às áreas específicas e da diversificação dos métodos curriculares, através de aulas mais práticas e em contacto com os locais de trabalho das respetivas áreas.

2. Criação de equipas multidisciplinares nas escolas e atribuição de cheques-consulta para melhor acessibilidade aos serviços de psicologia.
Esta equipa multidisciplinar será composta por psicológicos, clínicos e escolares, nutricionistas, enfermeiros, profissionais de ensino especial e outros profissionais que o estabelecimento de ensino considerar necessário.

3. Criação de uma plataforma digital exclusiva para as instituições escolares
Muitos adolescentes, por terem medo de serem julgados ou por não terem ninguém que os conforte, escondem os seus problemas, o que, muitas vezes, leva a consequência nefastas. Esta plataforma será um suporte para os jovens exporem os seus problemas ou preocupações de uma maneira anónima. Esta plataforma será gerida por uma equipa multidisciplinar com o intuito de apoiar e esclarecer os adolescentes, ajudando, assim, na resolução dos problemas.


Medidas Propostas
  1. Redução da carga horária para 25 horas semanais através da reavaliação dos conteúdos e métodos curriculares (com especial atenção aos anos de exame)
  2. Criação de equipas multidisciplinares nas escolas e atribuição de cheques-consulta para melhor acessibilidade aos serviços de psicologia
  3. Criação de uma plataforma digital exclusiva para as instituições escolares