PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio de Nossa Senhora da Paz


Exposição de motivos
Os jovens de hoje enfrentam cada vez mais e mais problemas no âmbito da saúde mental.
Deste modo todas as medidas que visem promover e romper com este problema deverão ser direcionadas para nós: os jovens. Fazendo parte da comunidade escolar, devemos debruçar-nos sobre o assunto com a máxima seriedade, bem como os docentes e psicólogos, também essenciais neste processo. Por estas razões, elaborámos medidas com base na ligação entre estes três, respeitando os cargos e papéis de cada um.
Englobar as Câmaras Municipais foi também algo crucial para nós, garantindo que este projeto de promoção de saúde mental se adequa a cada localidade de acordo com as suas necessidades e capacidades, bem como conferindo maior seriedade à iniciativa.
Gostávamos de apelar à união entre todos os alunos, independentemente das suas condições, para que todos juntos possamos melhorar a nossa saúde mental, bem como promover uma cada vez maior inteligência emocional e aceitação. Visto que, hoje em dia, os jovens enfrentam problemas pessoais, familiares, escolares, cada vez mais isto vem a ser um problema recorrente, daí a urgência da ação governativa.
Por isso, as medidas que apresentamos a seguir são, a nosso ver, as mais indicadas para resolver eficazmente este problema.


Medidas Propostas
  1. Elaboração de ações que visem melhorar, no âmbito escolar, a saúde mental dos jovens, integrando toda comunidade escolar ( professores, psicólogos, alunos, etc).
  2. Criação de unidades móveis de psicólogos, que se prontifiquem a percorrer o território nacional prestando apoio psicológico aos jovens, nas escolas, juntas de freguesia, aldeias, e vilas mais isoladas.
  3. Fornecimento de palestras em âmbito municipal, voltadas para as escolas, que tratarem dos temas de preocupação dos jovens (stress, autoconhecimento, entre outros).