PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Filipa de Vilhena, Porto


Exposição de motivos
Durante a adolescência, as pessoas passam por mudanças físicas, intelectuais e emocionais drásticas. É, portanto, um período de transição sujeito a vários desafios que são por vezes difíceis de enfrentar. Com isto, a ausência de saúde mental incapacita a superação destes obstáculos, o que pode conduzir a vários problemas na vida adulta. A criação de um projeto liderado por profissionais na área da saúde mental e implementado em Cidadania e Desenvolvimento no ensino básico e no secundário, que tem como objetivo capacitar os alunos a lidarem de forma saudável com as emoções e com as adversidades do quotidiano, levaria a uma melhoria na saúde mental dos jovens.
Os alunos passam por muitos desafios nas suas vidas, e considerando que é na escola que passam grande parte do seu tempo, é lá que muitos dos seus problemas se manifestam. Capacitar a comunidade escolar a orientar os alunos, ajudando-os a superar estes problemas, torna a escola um ambiente mais confortável e propício à aprendizagem. No caso de ataques de ansiedade, esgotamentos nervosos, situações de bullying, evidências de distúrbios alimentares, entre outros, ter profissionais aptos a lidar com essas situações proporcionaria uma melhoria da saúde mental geral no contexto escolar.
O acompanhamento psicológico é crucial para a prevenção e tratamento dos problemas de saúde mental, contudo, é do conhecimento geral que há uma grande dificuldade no acesso a profissionais de saúde mental no SNS. Assim, havendo um maior orçamento destinado à contratação de profissionais nesta área, facilita-se o acesso a estes serviços. Em adição, a criação de uma linha de apoio psicológico na App SNS 24 facilita o acesso à obtenção de ajuda psicológica, melhorando a saúde mental da população em geral e dos jovens em particular.


Medidas Propostas
  1. Criação de um projeto a implementar nas atividades de Cidadania e Desenvolvimento que visa proporcionar ferramentas aos alunos para lidarem de forma eficaz com as adversidades e obstáculos da vida.
  2. Capacitação dos docentes e não docentes para a assistência psicológica aos alunos.
  3. Atribuição de uma maior parcela do Orçamento do Estado à contratação de profissionais na área da saúde mental, bem como à criação de uma linha de apoio psicológico na App “SNS 24”.