PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EMP - Escola de Moda do Porto


Exposição de motivos
Depois de 2 anos de Covid é importante trabalhar as emoções dos jovens pois estão diretamente relacionadas com a saúde mental e sucesso escolar. É possível dar conteúdos ao mesmo tempo que se abordam as relações entre pares e a inclusão do jovem no grupo-turma.
A internet tem muita informação e muitas vezes não se sabe qual a que é cientificamente correta e ajustada. Seria importante criar uma página na internet de saúde mental que tivesse experiências, que divulgasse medidas de prevenção e organismos para a saúde mental, estratégias de ajuda e que fosse revista por psicólogos ou pedopsiquiatras. Podia ter também um chat de partilhas anónimas. Talvez também associada ao ministério da educação / saúde juvenil.
Uma sociedade portuguesa para a saúde mental poderia associar terapeutas, psicólogos e profissionais que regulassem a saúde mental a nível nacional criando programas de apoio, gabinetes de proximidade, fizesse sessões de esclarecimento e campanhas de prevenção ligadas à saúde mental.


Medidas Propostas
  1. Promover uma disciplina sobre inteligência emocional.
  2. Criar uma página na internet sobre saúde mental que seja orientada para pais, alunos e todos os elementos que trabalham na educação.
  3. Criar uma sociedade portuguesa para a saúde mental.