PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária do Cerco, Porto


Exposição de motivos
Existem cada vez mais crianças e adolescentes que experienciam dificuldades em responder aos desafios que enfrentam nas escolas. A prevalência das perturbações mentais entre as crianças e adolescentes aumentou nos últimos anos, com especial incidência no período da pandemia. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em todo o mundo, cerca de 20% das crianças e adolescentes sofrem de problemas comportamentais, desenvolvimentais ou emocionais.
Os resultados mais recentes do estudo sobre adolescência da Organização Mundial de Saúde, Health Behaviour in School-aged Children, envolvendo 6000 adolescentes portugueses, revelam um preocupante decréscimo global da saúde mental e física dos adolescentes comparativamente com anos anteriores. Portugal surge com a 33.ª pior posição: só 11% dos rapazes e 14% das raparigas de 15 anos dizem que gostam bastante da escola.
Torna-se urgente dar respostas a estes sintomas que revelam mal-estar psicológico, tristeza, stresse e insatisfação, assim os alunos da EBS do Cerco privilegiaram um conjunto de estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, a fim de atenuar o stress com os exames nacionais e reduzir as cargas horárias. Fatores que, segundo os alunos, contribuem para vários distúrbios emocionais e para a degradação da sua qualidade de vida.


Medidas Propostas
  1. Redução do horário escolar para todos os níveis de ensino, para combater a ansiedade e o stress dos jovens de forma para melhorar a sua produtividade e bem estar mental.
  2. Investir na informação/formação dos jovens sobre a orientação sexual e identidade de género.
  3. Consciencializar os jovens para os perigos do álcool e drogas e assim evitar comportamentos de risco.