PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária António Nobre, Porto


Exposição de motivos
1.ª Medida:
- A prática desportiva é comprovadamente a melhor forma de promover a saúde mental. Difundir esta prática a um maior número de jovens, contribuirá para a saúde mental dos mesmos.
- A sobrecarga curricular e o tempo de estudo em casa impedem muitos jovens de uma prática desportiva regular, por falta de tempo.
2.ª Medida:
- Os estudos indicam que os jovens, pós pandemia, apresentam maiores problemáticas a nível da saúde mental.
- No intuito de combater os níveis elevados de estados depressivos e de ansiedade dos alunos, nas escolas, seriam criados gabinetes que serviriam como lugares seguros para apoio psicológico imediato de alguém qualificado.
3.ª Medida:
- A interação saudável entre pessoas está diretamente relacionada com a saúde mental dos jovens.
- Sendo o ser humano um ser social, estes workshops teriam como propósito o desenvolvimento da inteligência emocional, que nos permite identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.


Medidas Propostas
  1. - Alteração da matriz curricular de forma a libertar mais horas para outras atividades que promovem o bem-estar físico e emocional.
  2. - Criação de gabinetes multidisciplinares bem divulgados para atendimento permanente de jovens.
  3. - Organização de workshops para a promoção de uma vida saudável, com enfoque na interação entre as pessoas e no desenvolvimento da inteligência emocional.