PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Colégio "Casa Mãe"


Exposição de motivos
O aumento do número de profissionais permitiria ao SNS dar uma maior resposta às necessidades da população e, para além disso, aumentaria a empregabilidade de vários psicólogos e psiquiatras. Contudo, o SNS não consegue dar resposta à procura total da população. Por isso, sugerimos uma cobertura percentual dos serviços de psicologia e psiquiatria para os jovens cujos Encarregados de Educação recebam até 1000€ líquidos, de forma a tornar estes serviços mais acessíveis para todos, uma vez que a saúde mental não é um luxo, é para todos!
Por sua vez, o voluntariado, como oferta curricular nas Escolas e não através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, potencializaria o contacto dos jovens com realidades e responsabilidades exigentes, dando-lhes ferramentas para conseguirem lidar com as dificuldades e obstáculos que enfrentam, para além de prestarem um serviço muito valioso à sua comunidade.
Por fim, através do aumento do conhecimento sobre questões de Saúde Mental junto dos jovens, procuramos incentivar a procura de ajuda precoce, a diminuição de atitudes estigmatizantes, bem como promover a adoção de comportamentos promotores de Saúde Mental, como a realização de atividades de ioga e meditação, com o objetivo de ensinar técnicas de controlo de ansiedade e stress, capacitando-os de estratégias para lidar e resolver problemas.


Medidas Propostas
  1. Aumento do número de profissionais de Psicologia e Psiquiatria no SNS e cobertura percentual dos Serviços de Psicologia e Psiquiatria privados a que os jovens, cujos encarregados de educação recebam até 1000€ líquidos, necessitem de recorrer.
  2. Aposta numa repartição laboral diferenciada, tendo em conta o fomento das relações interpessoais dos jovens, através de Projetos de Voluntariado.
  3. Aposta numa maior divulgação do problema da Saúde Mental nos ambientes escolares, promovendo o seu conhecimento, bem como a erradicação do estigma associado à mesma. Em concordância com a divulgação em ambiente escolar, propõe-se a dinamização de atividades como o ioga e a meditação.