PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Colégio Nova Encosta
Exposição de motivos
No que respeita a primeira medida e tendo em conta que as consultas de psicologia nem sempre são acessíveis a toda a população, foi sugerido criar um cheque de saúde mental de 5 sessões que permitisse fazer um rastreio e avaliação à população mais jovem junto de um psicólogo aderente que constava numa lista nacional. Após essas sessões, e caso o psicólogo considera-se necessário dar continuidade das sessões o cliente teria de ir ao médico de família e este revalidava o cheque para as sessões que o psicólogo considera-se necessárias.Em relação à segunda medida, baseia-se na necessidade de estarmos à alerta para os problemas de saúde mental nos jovens uma vez que 1 em 4 jovens tem/teve algum problema de saúde mental. Estes problemas têm impacto no desenvolvimento dos jovens a vários níveis. Neste sentido, seria essencial criar uma rede de apoio à saúde mental dos jovens que permitisse, não só a gestão dos cheques de saúde mental, como também teria um departamento de apoio aos jovens com problemas de saúde mental com psicólogos que pudessem ajudar estes jovens.
Por fim, a terceira medida baseia-se na necessidade de haverem mais psicólogos no SNS de modo a conseguirem dar resposta às necessidades da população de forma efetiva. Para além disso, existindo mais psicólogos poderá levar a menor tabu sobre a saúde mental uma vez que se torna acessível a todos. Neste sentido, o objetivo desta medida seria colocar os psicólogos que terminaram a sua licenciatura e mestrado em funções do SNS durante 5 anos de forma colmatar as necessidades sentidas tanto na escola como no sistema de saúde de falta de resposta de psicólogos ao nível da saúde mental.
Medidas Propostas
- Criação de um Cheque de Saúde Mental para a população jovem.
- Criação de uma Rede de Apoio Infantil constituído por um departamento de apoio aos jovens.
- Contratação de psicólogos tanto para as escolas como para o SNS havendo uma refomulação do orçamento de estado em 2024