PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EPROMAT - Escola Edmundo Ferreira


Exposição de motivos
Tendo em conta que o número de casos de problemas relacionados com a saúde mental dos jovens tem vindo a aumentar, entendemos que seria importante criar mecanismos de apoio (mais consultas e a preços mais acessíveis) de forma a que todos pudessem ter acesso a um acompanhamento/tratamento.
Pensamos que também seriam importantes campanhas de sensibilização junto dos profissionais da área e dos jovens. Todo este apoio se deveria estender às escolas, hospitais e centros de saúde, de maneira a que o tempo de espera por uma consulta não fosse longo, o que potencia o agravamento da doença.
Consideramos que deveria também existir mais informação sobre os locais onde os jovens poderiam recorrer , caso sentissem necessidade de apoio.


Medidas Propostas
  1. Criar um "cheque de saúde mental" para ser utilizado ao longo do ano letivo, por alunos do 1º ao 12ºano.
  2. Reforçar os serviços de psicologia e psiquiatria nos hospitais, centros de saúde e escolas, tomando-os acessíveis para todos e diminuindo o tempo de espera.
  3. Criar uma disciplina de saúde mental (Apoio à Saúde Mental-ASM) nas escolas a ser monitorizada por psicólogos e especialistas da área que possibilitasse o esclarecimento dos jovens e desenvolvessem terapias de grupo.