PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária da Maia


Exposição de motivos
Uma das principais razões para existir uma grande percentagem de jovens com problemas de Saúde Mental que não recebe tratamento deve-se ao facto de o acompanhamento clínico adequado não estar acessível a toda a população, o que é um grave problema!
Nos dias de hoje, o setor privado, onde uma consulta custa, em média, 50€, surge como alternativa a um SNS saturado e incapaz de prestar a devida resposta. Considerando isto, é imperativo garantir o acesso a estes serviços, através de, por exemplo, a disponibilização de um “cheque psicólogo”, como defendido na nossa 1ª medida. Assim, não só conseguiríamos corrigir assimetrias ao nível geográfico, como também financeiro.

Para além disso, é um facto que os jovens passam mais tempo nas escolas do que em casa. Isto conduz a que estejam mais tempo com professores do que com os próprios pais. Contudo, a maioria dos professores não está preparada para adequadamente responder aos problemas que os seus alunos enfrentam, principalmente os do foro psicológico. Tendo isto em conta, a nossa 2º medida visa colmatar o problema providenciando ao pessoal docente formações nesta área.

Por último, é indubitável a revolução causada pelas novas tecnologias nos serviços de saúde e a forma como interagimos com eles. Sendo assim, a nossa 3ª medida reflete que o uso da tecnologia na prática psicológica já não é apenas teoricamente possível, mas sim uma realidade profissional em desenvolvimento.
Embora já existam inúmeros websites com o intuito de promover a saúde mental nos cidadãos, não existe ainda algo mais prático, como uma aplicação, que possa atender a todas as suas necessidades.


Medidas Propostas
  1. "CHEQUE PSICÓLOGO" - Criação de um "cheque psicólogo" em moldes semelhantes ao cheque dentista, pela atribuição de um montante anual não cumulativo (pela sua não utilização), a utilizar em qualquer unidade de psicologia e/ou psiquiatria aderente. Esta medida abrangeria desde o 1.º ao 12.º ano de escolaridade e permitiria o acesso gratuito a tratamentos preventivos ou curativos de saúde mental.
  2. "FORMAR É CUIDAR" - Implementação de formações obrigatórias destinadas ao pessoal docente, relacionadas com diversos domínios da Saúde Mental, a fim de saberem como atuar nestas situações.
  3. “SAÚDE MENTAL 24 APP" - Criação de uma aplicação “SAÚDE MENTAL 24” nos mesmos moldes que o SNS 24 App e com apoio ao individuo 24 horas por dia. Esta aplicação disponibilizaria números de linhas telefónicas de crise, a opção de marcar consultas de psiquiatria e/ou psicologias, a monitorização dos sintomas e estados de espírito diários, táticas para lidar com momentos de crise e ainda informação acerca de diversas doenças mentais.