PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Valbom, Gondomar


Exposição de motivos
As medidas propostas foram desenhadas para melhorar a saúde mental, começando com o aumento de profissionais desta área, porque os mesmos estão sobrecarregados, com prejuízo para a sua própria saúde mental. Os períodos de espera para marcação de consultas são muito elevados agravando os quadros clínicos dos doentes. A melhoria da comunicação entre as escolas e o sistema de saúde possibilitará maior, e melhor acompanhamento dos jovens.
Considerando que a saúde mental é um problema global a existência de uma Organização não Governamental com possibilidade de intervenção mundial poderia ajuda a combater o problema. O recurso às TIC permitiria a criação de um Website, onde existisse anonimato, para as pessoas poderem partilhar os seus problemas, com técnicos especializados, auxiliados por voluntários com formação na área da saúde mental.
Sendo a escola a organização onde os jovens passam a maior parte do seu tempo, e dado que constitui uma microssociedade, espelho da realidade envolvente, a implementação de projetos educativos sobre saúde mental e sobre a forma de prevenção, ou seja, inteligência emocional, são cruciais para resolver os problemas nesta área.


Medidas Propostas
  1. Aumento dos profissionais de saúde mental, ou seja, psicólogos, nas escolas, e psicólogos e psiquiatras nos centros de saúde e nos hospitais, criando uma ligação segura entre o Ministério da Saúde e da Educação.
  2. Fundação de uma Organização Não Governamental de apoio e promoção da saúde mental. Envolvimento de celebridades na promoção da iniciativa e na sensibilização para a importância da saúde mental.
  3. Desenvolvimento de projetos educativos alusivos à saúde mental e à inteligência emocional.