PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Externato Camões


Exposição de motivos
A saúde mental nos jovens tem-se tornado um problema notável e cada vez mais merecedor de visibilidade na atualidade, o que por sua vez faz deste o tema eleito para 2023, no âmbito do Parlamento de Jovens. Sendo um problema cada vez mais evidente, agravado pela situação pandémica que vivenciamos, a saúde mental nos jovens levanta muitas preocupações quanto às suas consequências, quer ao longo do percurso académico quer, posteriormente, na vida adulta, levando a que seja necessária a sua problematização.
No contexto escolar, no âmbito da relação instituição-aluno, os professores logicamente revelam-se os mais capazes de uma avaliação mais profunda com os jovens, o que nos faz sugerir que a aposta na formação destes, será uma mais-valia para a comunidade escolar. Para tal, consideramos que o diagnóstico é uma etapa vital e única capaz de desdobrar a teia interminável de patologias e a infinidade de vítimas, que todos os anos estão subjugadas à morosidade do sistema.
A título de exemplo, a formulação de questionários pela ordem de psicólogos está idealizada, de forma a incidir sobre diferentes temas, adaptando-se à faixa etária, isto porque o objetivo é que estes indivíduos procedam à redação das suas respostas, com a maior naturalidade e transparência possíveis. Assim, inequivocamente, os jovens sentirão uma maior segurança e apoio e poderão tirar proveito da neutralidade dos avaliadores. Da mesma forma, estaríamos a permitir que, em muitos casos, fossem os psicólogos a procurar os alunos, e não ao contrário.
Abolir o elitismo em Portugal, promovendo o acesso igualitário a serviços e medicamentos é também uma das projeções da nossa exposição. O proposto “cheque psicólogo” propõe a comparticipação de consultas e fármacos, estimados num vale de três utilizações anuais.
Consumadas as nossas metas, o Externo Camões alveja a materialização destas medidas, que deixaremos abaixo descritas, com a crença de que estas serão as únicas franqueáveis em orçamento de estado e passíveis de alcançarem o cidadão comum.


Medidas Propostas
  1. Implementação de questionários a nível nacional adaptados à faixa etária, elaborados e avaliados por alunos de psicologia que permitissem avaliar o estado de saúde mental dos mais novos. Estes “testes” regressariam com um feedback para a instituição do aluno, de modo que, cada psicólogo escolar, possa intervir da forma mais adequada, caso verificada alguma irregularidade nas respostas.
  2. Formação sobre o tema em questão, para docentes e candidatos à docência. Isto é, integrar uma disciplina semestral ao longo do curso universitário de educação, para os indivíduos em formação, e para os já formados, criar um website ou app faseada com palestras, aulas e questionários interativos.
  3. Usufruto de cheques comparticipantes, “cheque psicólogo”, mensurados em três vias únicas anuais, que visem atenuar os custos médicos ou todo o tipo de acesso a serviços relacionados com a resolução de problemas de foro psíquico.