PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Felgueiras


Exposição de motivos
As medidas propostas foram criadas para contribuir para a promoção da saúde mental dos jovens sobretudo em escolas com alunos dos níveis básico (3º ciclo) e secundário. Procuramos que as medidas pudessem ser exequíveis nas próprias escolas (com efeito de proximidade), com os meios de que dispõem atualmente, aproveitando-os melhor através de uma organização em articulação e em rede.
As medidas tiveram em conta a necessidade de implementar estratégias de literacia para a saúde em geral (escolhas comportamentais saudáveis e estilos de vida saudáveis) e para a saúde mental em particular (aprendizagens e expressão socioemocionais adequadas à fase de desenvolvimento dos alunos); de construir a rede institucional de apoio da comunidade (“Diretório”) e ativar esses contactos, nomeadamente integrando os projetos e clubes ao nível da escola e ainda associações juvenis e desportivas, agrupamentos de saúde, serviços hospitalares, entre outros significativos ao nível concelhio/distrital e de garantir a existência de canais de comunicação entre os alunos seguros e confidenciais e com adultos de referência como o diretor de turma, o psicólogo escolar ou outro com competência específica para tal.


Medidas Propostas
  1. Criação de um diretório e de grupo de discussão, para a construção de uma rede institucional de apoio da escola e da comunidade à saúde mental dos jovens. O diretório integra os projetos e clubes ao nível da escola, associações juvenis e desportivas, agrupamentos de saúde significativos para a promoção da saúde mental dos jovens, ao nível concelhio/distrital. O grupo de discussão de apoio à saúde mental é constituído por alunos voluntários do ensino secundário e acompanhado pelo psicólogo escolar.
  2. Criação do “Cheque Psicólogo”. A atribuição do “cheque psicólogo” funcionaria à semelhança do “cheque dentista” já existente, inicialmente para os alunos do ensino secundário e profissional, para poderem ter uma primeira consulta gratuita de avaliação/acompanhamento psicológicos. Esta medida visa também a prevenção da doença mental e a sua desestigmatização junto dos jovens e das famílias.
  3. Capacitação de professores “Meditação em movimento”. Esta medida pressupõe a capacitação dos professores (com incidência na disciplina de E. Física ou outra de acordo com Projeto Educativo) através da formação contínua. Esta medida irá permitir a criação de momentos, no início/fim das aulas, de práticas, como a Ioga, pilates, alongamentos, etc., que favoreçam o relaxamento dos alunos. A sua implementação pode ser semelhante à do Projeto “10 minutos a ler” (PNL2027).