PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Básica e Secundária Padre Joaquim Maria Fernandes, Sousel
Exposição de motivos
A adolescência é um período crucial para o desenvolvimento social e emocional dos jovens, caracterizado por mudanças significativas e pelo desenvolvimento de competências socioemocionais e recursos cognitivos que estão na base da Saúde Psicológica. A saúde mental nos adolescentes é determinada por múltiplos fatores, e quanto maior for a exposição a fatores de risco, maior a vulnerabilidade para o desenvolvimento de problemas de saúde mental. Hoje em dia entre 10 a 20% dos jovens em todo o mundo sofrem de doença mental, situações que não são diagnosticadas nem tratadas corretamente, resultado da falta de conhecimento ou consciência da doença, fracos recursos e respostas a nível do serviço nacional de saúde ou de outras estruturas da comunidade que permitam uma intervenção atempada e, muitas vezes, consequência do estigma que ainda existe, por parte de quem sofre desta doença e que impede de pedir ajuda.É fundamental implementar programas e estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, começando pela consciencialização que a mesma existe e com a necessidade de estarmos alerta para os primeiros sinais e sintomas da doença mental. O espaço escolar é um dos contextos com maior potencial para a realização de ações de prevenção/promoção da saúde mental ao intervir com grupos alargados de jovens durante os anos formativos do seu desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental e tem um papel fundamental, não só na deteção destes primeiros sinais como também “na formação de competências transversais de vida” para que os jovens possam lidar com este problema no seu dia-a-dia, e na sua proteção relativamente a um problema que é real mas por vezes negligenciado ou até mesmo ignorado.Todos devemos estar atentos e procurar perceber os sinais, ajudar e não deixar ninguém sofrer sozinho e em silêncio.
A) Exposição de motivos:
• (Relativamente à medida 1) -Sensibilizar a comunidade escolar (órgãos diretivos, docentes, não docentes, alunos e encarregados de educação) para os temas relacionados com a saúde mental, numa perspetiva preventiva e de promoção do bem-estar psicológico nos jovens. Incentivar a procura de apoio no Serviço de Psicologia e Orientação, pelos jovens que identifiquem essa necessidade, para realização de uma avaliação/rastreio que permita despistar e sinalizar precocemente problemas do foro psicológico e/ou emocional que necessitem de uma intervenção.
• (Relativamente à medida 2)- Promover atividades ao ar livre (sem o envolvimento da tecnologia) que promovam a proximidade relacional, convívio e a socialização dos jovens.
• (Relativamente à medida 3)- Tornar o espaço escolar mais atraente/acolhedor de forma a permitir a socialização de todos os alunos. Contratação de técnicos especializados (animador sociocultural) que dinamize estes espaços e/ou atividades extracurriculares que possibilitem o desenvolvimento de competências sociais e maior envolvimento dos jovens, minimizando situações de exclusão e isolamento social.
Medidas Propostas
- Realizar ações de sensibilização e de promoção da literacia em saúde mental para facilitação da identificação e compreensão dos desafios e problemas associados à saúde mental dos jovens.
- Criação de Centros Locais de Apoio Juvenil
- No ambiente escolar criar espaços, atividades e momentos que promovam as relações interpessoais e a socialização dos jovens.