PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre


Exposição de motivos
Nem todos os jovens têm a capacidade de identificar assertivamente problemas relacionados com a saúde mental. Procuramos assim, promover informação pertinente para que todos os jovens estejam devidamente informados sobre o tema em questão e assim facilitar a solução de eventuais problemas que possam vir a surgir.
Queremos propor palestras semestrais nas escolas, com profissionais de saúde, para que os alunos estejam informados e assim desmistificar também a ideia de que a saúde mental só atinge um determinado grupo social.
Na atualidade, é-nos imposto um determinado padrão social inalcançável e apenas só este se considera correto.
Queremos assim, desmistificar este padrão que nos é diariamente incutido pela sociedade em que vivemos. Como exemplo, temos os alunos do curso técnico-profissional, uma vez que se tem vindo a esbater a ideia preconceituosa de que este ensino é um reduto dos alunos que não valorizam a escola ou que demonstram grandes dificuldades durante o seu percurso escolar. Não podemos esquecer que o ensino profissional permite uma resposta mais imediata e direta, em termos de empregabilidade. Uma pessoa para ser bem sucedida no futuro não tem necessariamente que seguir o ensino superior.
Os fatores com maior impacto no que confere à saúde mental, relaciona-se muitas das vezes com a forma como o sistema escolar funciona. Atualmente, o elemento com maior peso na avaliação escolar de um aluno é uma prova limitada por um determinado tempo, onde os alunos estão, muitas das vezes, ansiosas com o resultado; que pode influenciar os resultados e prejudicar a vida futura dos jovens.
As avaliações práticas deviam ter maior valorização nos elementos de avaliação. Pois, deste modo, facultaríamos um carácter mais justo aos sistemas de avaliação, onde os alunos terão oportunidade de mostrar o seu bom desempenho através de um processo contínuo e não de um processo limitado.


Medidas Propostas
  1. Promoção da informação necessária sobre a saúde mental, de forma a permitir que todos os jovens tenham a capacidade de lidar ou identificar os problemas e, assim, procurarem soluções para os mesmos.
  2. Campanhas nas escolas para a extinção do padrão social inalcançável.
  3. Alteração dos métodos de avaliação a nível escolar, de modo a diminuir a ansiedade e o stress que provocam nos alunos.