PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Secundária de Ponte de Sôr


Exposição de motivos
Nunca foi tão importante como agora falarmos do tema “Saúde mental nos jovens”.
Todos sabemos as implicações que a pandemia teve na Saúde mental dos jovens, e ninguém melhor do que os jovens para debater e apresentar propostas sobre este tema.
É do conhecimento de todos que a saúde mental tem implicações não só a nível psicológico, como também físico, comportamental, social e interpessoal, constituindo então uma das doenças que mais afeta a população mundial.
Sabemos também que para além de ser um problema bastante grave na sociedade atual, continua a ser um tema alvo de tabu e cabe-nos a nós mudar essa perspetiva para que a população se sinta mais segura e com menos vergonha de falar e pedir ajuda quando necessário.
Sendo assim apresentamos o nosso projeto de recomendação que foca na informação e acompanhamento dos jovens e na especialização e sensibilização do pessoal docente e não docente, pois através destas medidas pretendemos ajudar a reduzir os problemas de saúde mental nos jovens.


Medidas Propostas
  1. Implementação e divulgação do tema “Saúde Mental” na disciplina de cidadania e desenvolvimento através de palestras e elaboração de programas de interajuda e desenvolvimento pessoal entre jovens e crianças.
  2. Sensibilizar a comunidade escolar a um maior acompanhamento e ajuda psicológica através de formações com foco na saúde mental.
  3. Criação de um site onde os jovens pudessem, de forma anónima, expor o seu problema a um psicólogo.