PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Escola Básica e Secundária Prof. Mendes dos Remédios, Nisa


Exposição de motivos
1. Em Portugal, a demanda de psicólogos empregados no SNS e nas escolas é algo preocupante nos dias que correm, uma vez que não atendem com as necessidades ou números expectáveis para o bom funcionamento de ambos. É, assim, necessário investir não só na quantidade de profissionais nestas áreas, o que vai possibilitar aos jovens aceder a serviços de psicologia que estão dentro das suas possibilidades sociais e monetárias, mas também na reformulação de métodos eficazes, nomeadamente em escolas.

2.São vários os fatores que tornam o peso dos exames um pesadelo para os jovens. Ansiedade e stress são apenas alguns deles. É o nosso futuro que está em jogo, porque é que não devemos, assim ter voto na matéria?

3.A criação de palestras dinâmicas e interativas que visam sensibilizar e tocar, a partilha de testemunhos de jovens que passam ou passaram por episódios de saúde mental agravada, a introdução de campanhas que envolvem jovens de todas as idades e os ensinam, e acionar os pais através de formações direcionadas aos seus educandos, são apenas alguns exemplos de ações que podem fazer a diferença na vida de um jovem.


Medidas Propostas
  1. Contratação de psicólogos para o SNS e escolas, e adoção de novas metodologias pelos mesmos.
  2. Alteração do peso dos exames no ingresso às universidades.
  3. Difusão de informação relevante no que toca à saúde mental.