PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA
Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão
Exposição de motivos
Numa sociedade cada vez mais global e competitiva o mundo virtual tem monopolizado o relacionamento humano. Esta realidade acaba por afetar o desenvolvimento dos jovens uma vez que condiciona o modo como estes se relacionam com a sua rede social, na qual se inclui os familiares, amigos e professores... São inúmeros os jovens que não identificam e nem expressam as emoções que vivenciam. Na origem deste facto pode estar escasso acompanhamento / relacionamento que é compensado por uma maior dependência das novas tecnologias. Esta última acaba por influir, negativamente, na definição de prioridades e objetivos a médio / longo prazo. Neste sentido são sugeridas um conjunto de medidas que procura levar os jovens a autonomizar-se e a realizar-se como seres humanos, que vivem com e para o outro. Como tal, é proposto que estes possam contatar o psicólogo escolar por sua livre iniciativa, sem o necessário consentimento parental. Aliás, são vários os casos em que um jovem prefere abordar determinados assuntos com pessoas exteriores ao contexto familiar, pelo que, será mais adequado fazê-lo com um profissional da área que obedece a um código deontológico. Por outro lado, sabendo que os jovens têm cada vez mais dificuldade em definir prioridades e objetivos sugere-se a implementação de programas de promoção de competências relacionas com o planeamento e a gestão do tempo, promovidos por profissionais qualificados. Esta medida procura prevenir as questões psicológicas que estão relacionadas com a pressão psicológica, interna e/ou externa, provocada pela necessidade de obter resultados. Por fim, uma vez que a literatura reconhece vantagens na realização de atividades diversificadas - associativas, culturais, desportivas, voluntariado, ... - e no relacionamento assente no afeto e na emoção propõe-se o estabelecimento de parcerias entre as escolas e o movimento associativo local tendo em vista a participação efetiva em iniciativas proporcionadas pelas últimas.
Medidas Propostas
- Dispensa da obrigatoriedade da autorização do encarregado de educação para acompanhamento psicológico nas escolas.
- Implementação de programas de promoção de competências de planeamento e gestão de tempo.
- Estabelecimento de parcerias entre as entidades educativas e associações locais no sentido de possibilitar a realização de atividades - culturais, desportivas, religiosas, de voluntariado , ... - aos jovens de acordo com os seus interesses.