PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto


Exposição de motivos
Tendo em consideração a ideia de que aos jovens cabe um lugar de importância quando se trata de pensar em soluções políticas para a juventude, o presente Projeto de Recomendação da EPAD - Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto dá voz às suas inquietações e anseios, no que diz respeito aos desafios que enfrentam hoje em matéria de saúde mental.
Durante os meses que antecederam a campanha eleitoral e, depois, nos dias de campanha, os alunos e alunas da escola, distribuídos por três listas, uniram esforços, debateram o tema e avançaram com diversas medidas. Comum a todas elas, o mesmo propósito: pensar num mundo diferente, mais saudável.
Assim, na base do Projeto de Recomendação da EPAD estão refletidas aquelas que os alunos e alunas consideram ser as preocupações que muitos jovens vêm manifestando em torno do tema da saúde mental. Cientes de que a complexidade do assunto exige uma atitude interdisciplinar cuidadosa e ponderada, entendem, contudo, ser necessário avançar com medidas que permitam: 1) conciliar o tempo para a escola, enquanto lugar para a aquisição de saberes curriculares, com o tempo para atividades que hoje muitos jovens valorizam (ligadas às práticas desportivas, lúdicas e/ou de expressão artística). 2)Proporcionar tempo para o serviço à comunidade, numa lógica de que a ajuda ao próximo também contribui para o bem estar de quem ajuda. Nesse sentido, considera-se que a escola pode assumir um papel fundamental, enquanto elo de ligação com instituições particulares de solidariedade social. 3) Numa perspetiva de aproximação entre os serviços de saúde e a população mais jovem, sobretudo os jovens mais desfavorecidos, defende-se a presença do(a) psicólogo(a) clínico(a) nos estabelecimentos de ensino público, particular e cooperativo.


Medidas Propostas
  1. Reduzir em uma hora por dia o horário escolar, a partir do 3º ciclo.
  2. Desenvolver ações de voluntariado com periodicidade trimestral, criando parcerias entre o sistema de ensino público, particular e cooperativo e as IPSS que atuam junto dos grupos sociais mais vulneráveis.
  3. Incluir um(a) psicólogo(a) clínico(a) nos Serviços de Psicologia e Orientação das escolas do 3ºciclo e do ensino secundário, para a promoção da educação para a saúde e para o apoio em matéria de saúde mental.