PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, Lisboa


Exposição de motivos
Ansiedade, depressão e outros transtornos do foro psicológico têm-se tornado problemáticas cada vez mais discutidas na sociedade. De tal modo que o aumento da incidência de problemas de saúde mental nos jovens levanta um alerta também para a importância de falar sobre saúde mental na educação de forma aberta e sem tabus.
Considerando o papel das instituições em formar cidadãos preparados para os desafios da sociedade, parece-nos fundamental trazer esse tema para discussão, visto que o espaço escolar deve ser um espaço seguro para que crianças e adolescentes exponham as suas dúvidas e criem um entendimento aprofundado sobre o assunto.
Desta forma, e para facilitar o quotidiano dos docentes, para que saibam lidar melhor com tais adversidades, devemos inserir o tema na comunidade escolar de uma forma simples e interativa, para que toda a comunidade escolar se (in)forme sobre o tema e coloque as suas dúvidas. Visto que a instituição escolar deve ser a maior incentivadora do desenvolvimento completo do aluno, achamos que as medidas que propomos, com o objetivo de trabalhar a inteligência emocional dos alunos, irão desenvolver nos mesmos um maior controlo das suas próprias emoções, aprendendo, ao mesmo tempo, como lidar com elas de forma saudável e mais madura.


Medidas Propostas
  1. Realização de palestras com a psicóloga da escola e outros profissionais de saúde, ao longo do ano, a fim de conscientizar a comunidade escolar sobre o que podemos fazer no nosso quotidiano para melhorar a nossa saúde mental, quais os problemas do foro psicológico mais comuns nos jovens e como agir em face dos mesmos.
  2. Introduzir técnicas de relaxamento (ex: técnicas de respiração) e yoga, em atividades escolares, em especial na disciplina de educação física.
  3. --