PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Alves Redol, Vila Franca de Xira


Exposição de motivos
“Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”.
Tema abrangente e de extrema pertinência. Nos diversos encontros realizados, nos debates e nas pesquisas individuais para a construção das moções a apresentar na Sessão Escolar, os Jovens deputados concluiram quão difícil será a abordagem do tema na sua plenitude tornando difícil a apresentação de medidas que resolvam por completo o problema.
Estas dificuldades sentidas pelos jovens deputados funcionaram como uma tomada de consciência da necessidade de se falar e tratar o tema publicamente, mas também como uma oportunidade de sensibilizar cada pessoa e cada jovem para acabar com estigmas ou “pré-conceitos” tomados como verdades ou critérios de atuação.
Os Jovens deputados da Escola Secundária Alves Redol trabalharam o tema de uma forma entusiástica e muito ativa, estimulando o debate, apresentando medidas que de uma forma democrática e com pleno consenso procuraram tornar essas medidas como soluções pragmáticas no apoio aos jovens, principalmente aos que escondem ou dissimulam essa necessidade de apoio recusando qualquer tipo de ajuda.
Destacamos esta metodologia de trabalho dos nossos Deputados Jovens na medida em que se focaram no altruísmo e na ajuda ao próximo como uma necessidade permanente na sociedade atual.
Foi muito interessante e emotivo verificar que alguns destes jovens deputados, não tiveram qualquer problema em expor as suas fragilidades e descrever as suas experiências pessoais, caminhos percorridos, por vezes com alguns obstáculos até encontrarem estabilidade, estratégias pessoais de “defesa”, no sentido de encontrarem diariamente o seu próprio caminho sem sofrimento e / ou desistências.
Para concluir esta primeira parte ainda queremos salientar que devemos continuar a acreditar nos nossos jovens.
Para tal, nós como adultos deveremos dar-lhes mais oportunidades de “Ação” de modo a que tenham mais tempo disponível para pensar no “outro” atenuando a falta de tempo com as constantes solicitações escolares devido à exagerada carga horária. ou as chamadas explicações/apoio ao estudo, sempre com a preocupação de atingir notas excelentes ou resultados desportivos fora de série podendo arrastar consigo problemas de Saúde Mental.
É preciso não esquecer que a Saúde Mental é uma parte integrante da saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) define-a como «o estado de bem-estar no qual o indivíduo tem consciência das suas capacidades, pode lidar com o stress habitual do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e frutífera, e é capaz de contribuir para a comunidade em que se insere».
Foi à “letra” que os nossos Jovens Deputados do Ensino Secundário discutiram esta definição da OMS!


Medidas Propostas
  1. A Saúde Mental é baseada no equilíbrio das funções mentais que se traduzem em comportamentos adaptados às diversas circunstâncias. Propomos que a carga horária seja menor reduzindo os programas das disciplinas, para que os alunos tenham disponibilidade para a prática de desporto, pois muitos jovens quando chegam ao Ensino Secundário têm que a abandonar por falta de tempo, principalmente os atletas de alta competição, com treinos diários quando a mesma lhes deveria trazer equilíbrio e bem estar.
  2. Apesar de na moção anterior propormos a redução da carga horária, defendemos a integração da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no currículo.
    Neste contexto, propomos que, por parte do Ministério da Educação, se crie Programa a nível nacional, um “Talk Together”, sustentada por um grupo de jovens voluntários coordenados por psicólogos de cada Agrupamento para ajudar os alunos em dificuldades a nível emocional, que muitas precisam de uma palavra amiga que os possa ouvir ou aconselhar.
  3. Como terceira Moção e porque achamos que a Escola é um lugar de confluência de potencialidades que transcende a aquisição de conhecimentos e conteúdos, propomos Formação com especialistas na área da Saúde Mental à comunidade, de modo a que se adotem estratégias na resolução de problemas de relações interpessoais e de controlo de emoções. Para este apoio propomos que as Escolas tenham mais Psicólogos Clínicos, pois para um apoio de proximidade com todos os alunos com problemas de Saúde Mental.