PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DA ESCOLA


Agrupamento de Escolas Matilde Rosa Araújo, Cascais


Exposição de motivos
Contratar monitores que dinamizem a preparação de jogos e de actividades para que os alunos em equipas possam resolver problemas de isolamento e de comunicação. Fomentar as seguintes atitudes que precisam de ser frequentes e necessárias para a melhoria do convívio social:
- respeito pelas pessoas, regras, direitos e diferenças
- gentileza
- saber ouvir
- conversar/dialogar com os outros
- evitar o uso de palavras de baixo calão
- aceitar os seus erros
- ser cooperativo
- auto-aceitação
- relações interpessoais positivas
- mestria do ambiente
- autonomia
- sentido para a vida
- crescimento pessoal.
A ideia consiste em agendar um dia para uma actividade complementada pela (Associação de Estudantes), onde os alunos se possam encontrar numa sala e no género de uma caixa/urna colocarem e expressarem os seus problemas ou assuntos que denotem não estarem bem de momento com a ressalva de que tudo será anónimo. Assim sendo, uma pessoa lerá o papel que contém o possível problema partilhando com o grupo residente na sala de aula de forma a que todos os presentes possam emitir a sua opinião e a pessoa alvo de um certo mal-estar consiga compreender as diversas perspectivas sobre o assunto em análise.
A equipa gestora da Associação dos Estudantes precisa de criar condições que nortearão o trabalho. Para isso, consideramos importante ter em conta os seguintes aspectos:
- selecção e permanência dos alunos nos grupos de apoio: a equipa precisa acompanhar a evolução dos alunos, já que a ideia é que essa acção não seja para sempre
- horário de funcionamento dos grupos de apoio: é preciso ter em conta a localidade de residência, a necessidade de transporte e a disponibilidade dos alunos
- espaço para os grupos de apoio: deve ser disponibilizado pela equipa gestora da Associação dos Estudantes
- relação dos alunos com o espaço: pensar em como convidar os alunos a participar nesses grupos. Para isso, deve-se fazer uma reunião com psicólogos, monitores e familiares, que precisam de ser parceiros do aluno nesse processo.
A intenção é fornecer aos alunos formação adequada e novas abordagens para explorar esta temática, daí o convite a vários especialistas da área. A saúde mental nos jovens é um tema que tem gerado cada vez mais preocupações.
Frequentemente surgem notícias relacionadas com o bullying e a discriminação, o que torna necessário e urgente a discussão e esclarecimento desta temática.
Organizar palestras sobre a saúde mental nas escolas de modo a contribuir para um efectivo desenvolvimento saudável e de bem-estar dos alunos nos seguintes aspectos:
• diminuição do bullying e da violência
• redução dos problemas de aprendizagem e da indisciplina, assim como dos problemas de comportamento e do abuso de substâncias
psicoactivas
• adopção de estilos de vida saudáveis
• aumento do compromisso com a escola
• melhoria do desempenho escolar e diminuição do absentismo
• aumento/potenciação do bem-estar dos alunos, famílias e comunidades.


Medidas Propostas
  1. Promover o convívio social na escola
  2. Fomentar grupos de apoio na escola
  3. Palestras e Acções de Esclarecimento sobre a saúde mental nas escolas